Sejam bem vindas e bem vindos para conversa regada a uma boa xícara de chá.Qual o seu preferido?


sábado

Então é Halloween!!!

(imagem da internet)

(Jack O'Latern do ano passado)

Recebi esse email e resolvi compartilhar aqui, pois fala sobre o Halloween sob a ótica de um monge e teólogo brasileiro D. Estevão Bettencourt (mais sobre ele aqui ). Mesmo que tendendo a difamar, contém muitas,porém não todas, informações precisas sobre o porque, de onde, como foi e blá blá blá...

A seguir respondi a amiga que é católica praticante ante ante ante (rsrsr). Ao final do texto está minha resposta e em colorido no texto do D. Estevão minhas considerações, leia-se: precisão de informação.

E a festa do halloween ?



Revista: “PERGUNTE E RESPONDEREMOS”
D. Estevão Bettencourt, osb.
Nº 464 – Ano 2001 – Pág. 47.

E A FESTA DOS HALLOWEEN?

Em síntese: A festa dos Halloween é de origem céltica; tem sua inspiração no druidismo ou na religião dos sacerdotes celtas, que muito marcaram o pensamento dos povos da Irlanda, da Escócia e de regiões da Inglaterra. Supunha que os mortos vinham à terra visitar seus familiares na noite de 31/10 para 1º/11; em conseqüência os homens e mulheres se vestiam com trajes fantasiosos a fim de não ser reconhecidos e arrebatados pelos visitantes do além. A estas concepções se associava o festival de fim do ano celta celebrado a 31/10 com presentes e orgias. Este fundo de idéias e práticas pagãs foi, tanto quanto possível, cristianizado pela Igreja, que instituiu a festa de Todos os Santos a 1º/11 e a comemoração de Finados a 2/11. Ainda hoje os Halloween são festejados nos Estados Unidos, levados para lá pelos imigrantes irlandeses. Todavia muitos abusos se têm registrado em tais celebrações. No Brasil a festa dos Halloween toma o caráter de um pequeno Carnaval, em que as crianças trajam suas fantasias e recebem presentes. O apreço dessa festa em alguns lugares decorre da onda neo-pagã que tem invadido a civilização ocidental.

À tarde de 31/10 celebra-se em alguns lugares a vigília da festa dos Halloween (Allhallowseven).

Muitas pessoas, um tanto estupefatas, perguntam: que festa é essa?

É a tal pergunta que se dará resposta nas páginas seguintes.

1. As origens da festa

À primeira vista, quem considera a festa dos Halloween como é celebrada no Brasil dirá que é celebrada folclórica, popular e inofensiva: as crianças então se vestes de fantasias (quase carnavalescas) e põem seus sapatos à porta da residência dos vizinhos, para que estes lhe dêem presentes. Há, porém, quem levante suspeitas sobre
o significado de tais celebrações, suspeitas, aliás, justificadas, dada a origem dos Halloween.(eu grifei essa frase com o colorido)
Quem é que levanta??? Os budistas? os induistas?os xantoístas?os ateus? as religiões africanas?
Com efeito. A festa dos Halloween tem seu berço entre os povos celtas. Estes emigraram da Ásia para o continente europeu nos séculos anteriores a Cristo e se fixaram principalmente na Gália, na Irlanda, na cerdotal dos druídas, guardiães das tradições religiosas de sua gente, que tinham conhecimentos de astronomia, medicina e direito. Os druídas exerciam as funções de juízes e líderes, dotados de “dons proféticos” ou da capacidade de prever o futuro. Acreditavam na imortalidade da alma e de metempsicose ou na migração das almas dos falecidos. Os druídas foram um fator de unidade do mundo celta: por isto foram combatidos pelos romanos, que conquistaram a Gália e as Ilhas Britânicas.

De modo especial, os celtas valorizavam a noite de 31/10 para 1º/11. E isto por dois motivos:

1) O ano celta terminava em 31/10, dia do olho de Samhain. Tal dia era celebrado com ritos religiosos e agrários. Nessa ocasião comiam-se alimentos especiais como nozes, maçãs, e preparavam-se os alimentos para o inverno.

2) Na noite de 31/10 para 1º/11 julgava-se que os mortos desciam do além para a terra a fim de visitar seus familiares à procura de calor e bom ânimo frente ao frio do inverno que se aproximava.

Desta maneira Samhain assinalava o fim de um ano e o começo de outro, juntamente com o festival dos mortos. A celebração respectiva implicava todo um folclore típico.

Os homens e as mulheres vestiam trajes fantasiosos a fim de se dissimilarem e não serem arrebatados pelos espíritos dos falecidos para o além. Por estarem começando novo ano, desejavam uns aos outros plena felicidade. Havia magos que procuravam saber “profeticamente” quem haveria de se casar e quem haveria de morrer no próximo ano; tentavam adivinhar também quais as melhores oportunidades de êxito em seus empreendimentos. – Ao lado desse aspecto festivo, havia o apavorante: julgava-se que
as bruxas, as fadas e os gnomos¹ lançavam o terror no povo: eram tidos como seres de um mundo superior que roubavam crianças, destruíam colheitas e matavam o gado. Dentro desse quadro de festa e pavor, os homens acendiam lanternas no topo das colinas son o olhar de Samhain; o fogo luminoso podia servir para guiar os espíritos até a casa dos familiares como também para matar ou afugentar as bruxas.
Quem deu sentido ao termo bruxa foi o cristianismo!!!Fada e gnomos sempre foram vistos como elementais nos rituais pagãos, simbolismos ligados aos 4 elementos:fogo,ar,água e terra!!
Tais são os elementos dos quais depende a festa moderna dos Halloween. Além destes dados de origem céltica, julga-se que os Halloween trazem também resquícios da festa romana da colheita dita Pomona, resquícios, porém, muito mais pálidos do que os de origem céltica.

O Cristianismo, ao penetrar nas regiões da Gália e das Ilhas Britânicas, encontrou aí a celebração pagã mencionada. A Igreja procurou eliminar os elementos mitológicos do festival. Assim o dia 1º de novembro foi “cristianizado”
*. Com efeito; o Papa Gregório III (731-741) escolheu a data de 1º/11 para celebrar a festa da consagração de uma capela na basílica de São Pedro em honra de Todos os Santos. Em 834 o Papa Gregório IV estendeu a festa à Igreja inteira; desta maneira procurava-se dar um sentido cristão à celebração da vinda dos espíritos dos falecidos praticada pelo druidismo. A cristianização foi corroborada pelo fato de que em 908 Santo Odilon, abade de Cluny (França), começou a celebrar a memória de todos os fiéis defuntos aos 2/11. Os cristãos tentaram assim neutralizar os efeitos dos antigos ritos pagãos.
* Um dos vários sincretismo religioso. Super válida a estratégia de converter o povo, nessa fase ainda sem usar a força,mas sim a conversa, como que dizer: "Sim vc está certo é um dia para lembrar dos nossos mortos" e depois mudar a data vai saber lá porque,mas sempre bem próxima a data de celebração do povo pagao (Deusa da Fertilidade - campo,animais- Eostre, que virou Happy Easter, período Páscoa; Yule qdo eles acreditavam que na mudança da estação tenebrosa que era o inverno onde os campos ficavam inférteis, nasceria a esperança de um dia o sol voltar e celebravam a vinda do filho da deusa,o sol...uma coisa bem como tínhamos nos nossos índios, deus sol,deusa lua,deus da chuva,etc. E já que não sabiam data real do nascimento de Jesus, foi oportuno simbolizar uma data até para poder comemorara vinda do salvador dos homens,eu diria que tinha tudo haver. Ou seja o deus sol que estava por vir,já tinha vindo!! Jesus!!!Comemoração do Yule:21 de dezembro.
Todavia não foi possível aos cristãos todo resquício mitológico. Na Idade Média dava-se grande importância às bruxas, que eram tidas como agentes do demônio
*; como se dizia, estes desciam sobre as bruxas em sabbaths, quando havia banquetes e orgias. Um dos mais importantes sabbaths era precisamente o dia da noite de 31 de outubro; supunha-se que as bruxas a esses bacanais voando em cabo de vassoura, acompanhadas de gatos pretos.
Histórias que a igreja católica inventou!!!
Na época moderna os festivais de Halloween caíram em desuso na Europa, exceto na Irlanda, na Escócia e em regiões do país de Gales. Mesmo aí degeneraram muitas vezes, tomando o caráter de desmandos com pilhagem e saques
*. Grupos de festeiros itinerantes bloqueiam as portas das casas com carretas; roubam grades e maquinária, batem nas janelas, arremessam hortaliças contra os portões, entopem as chaminés para que a fumaça não possa sair. Em alguns lugares os rapazes e as moças vestem trajes ou fantasias do sexo oposto, usam máscaras e assim invadem as casas vizinhas para se divertir com os moradores. Fazem as vezes de bruxas, fadas e gnomos.
Assim como muitos que se dizem católicos ou evangélicos,cometem barbaridades e depois se dizem ser dessa ou daquela religião!Hello!!! Ele se diz ser,ele não o é!

Todas as religiões que praticam o bem estão no caminho do divino. Não se deve julgar uma religião pela conduta de um doido ou outro que se propaga cultuar essa ou aquela religião.
Para preparar a tarde de Halloween, muitos adeptos da festa vão de casa em casa pedindo donativos, especialmente alimentos (nozes, maçãs...). Os doadores generosos são gratificados com promessa de prosperidade, ao passo que os opositores são ameaçados de castigos. Essas contribuições são, muitas vezes, solicitadas em nome de Muck Olla, antiga divindade dos druídas, ou também em nome de São Columba Cille, missionário na Irlanda do século VI.

Desconhecia essa parte.Gostei vou pesquisar.

Nos Estados Unidos a festa dos Halloween foi introduzida pelos imigrantes irlandeses a partir de 1840; tem sido celebrada com vandalismo e danos para muitas famílias.
"Assim como muitos que se dizem católicos ou evangélicos,cometem barbaridades...." (2)
No Brasil existem redutos de Halloween, com fantasias e presentes para as crianças. Tal festividade tem caráter ambíguo
*, fomentado pela onda de paganismo renascente.
É só um modismo, que bem antes da onda do neo-paganismo já era praticada sem saberem qual o sentido real, e acreditando na imagem da bruxa de verruga no nariz que joga criancinha no caldeirão de azeite. Se fantasiar de monstro,fantasma etc seria uma forma de exorcisar os medos adquiridos pelos contos-de-fadas - mas isso falará melhor um psicólogo.
¹ O gnomo é um ente mitológico e folclórico representado por um anão deformado. Segundo a lenda, os gnomos moram dentro da terra de onde extraem minerais preciosos, confeccionam complicados ornamentos de metal e fabricam armas – o que explica a sua fama de guardiães de tesouros ocultos.
A bruxa também é personagem folclórico, mulher feiticeira, caracterizada por ser velha, enrugada, alta magra e feia; anda vestida de trapos negros e sujos e traz um saco cheio de objetos ligados à feitiçaria. Voa sentada num cabo de vassoura e sempre à noite. As borboletas noturnas, os sapos e as corujas são as companheiras ou mesmo as encarnações das bruxas.

Aqui mais considerações sobre o texto.

"Opa! Gostei da informação. Simples e reta. Vou postar no meu blog!! Mesmo externando o ponto de vista como algo maléfico, está em consonância ao que foi ensinado pela ICAR. Corretíssimo,acho que se deve aplicar a "cartilha" na prática da religião que cada um escolher. (aaff os muçulmanos-xiita vão matar todos não-islamita - abafa o caso).
Mas esse sentido do mal que foi cunhado na religião que o povo paganus (do latim lavrador,homem do campo) é largamente historiada que foi uma das estratégias de converter esse povo que não entendia e nem fazia esforço para entender o que significava a vinda de Jesus. E em nome de Jesus iniciou a Inquisição Religiosa!!!
http://www.pistissophiah.org/a_verdadeira_historia_igreja.htm

O Malleus Malificarum foi proibido pela igreja católica mas...foi usado sim,era a "cartilha de reconhecimento" de uma bruxa,tanto que o papa João Paulo II em 2000 pediu perdão pelos que praticaram a inquisição.

Se tivesse acontecido na China ou Tibet , hoje o Dalai Lama seria altamente repudiado inclusive por cristãos que o respeitam por seus ensinamentos e jamais leriam seus livros. E Buda carregaria o mesmo peso atrelado ao que se tem por mal como os neo-pagaos,wiccanos tem ainda hoje.
Abaixo em colorido está algumas considerações.

Bom feriado de Finados.

Luzete"

quinta-feira

Essa é a nova filhote da casa, a Dora, porque ela é dourada(nada haver com a novela). A Flora a encontrou num bar perto de casa que só abre aos fins de semana. Solitária. Chegou em casa contando da gatinha. Na hora mandei que a buscasse. Dei leite, depois miou desconfiada por alí, num canto. Mais tarde a Flora doou a cama das suas Barbies para a Dora. Que ela de pronto aceitou. E está aí na cama com colchãozinho e até um bichinho de pelúcia para ela brincar. Muito carinhosa,talvez a palavra seja carente. Logo que a tocamos ela se revira aceitando e se encarinhando em nossos dedos e ronrona que é uma delícia.
Essa foto não ficou muito legal, mas breve posto outras.
Eu andava muito carente de ter um bichinho em casa e a Dora veio no momento certo.
Beijokas..

segunda-feira

Alumínio o "útil" que pode matar!


Galera, recebi esse email e acho de super importância dividir com todos. Acho que assim como eu tem muitas pessoas que pensam até onde é verdade, procede todas informações contidas no texto. Leiam o texto, conversamos mais um pouquinho após ele.


"ALUMÍNIO: ÚTIL E MORTAL - Dr. Sérgio Teixeira

Se seu cabelo está caindo, desconfie do alumínio...

Este metal, quando em excesso no organismo, provoca grande
oleosidade no couro cabeludo e vai sufocar a raiz dos cabelos.

Usar xampus contra a oleosidade ajuda, mas se você não
eliminar a causa, vai perder muito cabelo.

Muitas vezes, a queda de cabelos vem acompanhada de
dormências ou formigamentos quando se fica na mesma posição
(com as pernas cruzadas, por exemplo).

Além dos seus cabelos, todo o seu organismo está sendo
prejudicado: o alumínio deposita-se no cérebro, causando o
mal de Alzheimer (esclerose mental precoce) e expulsa o
cálcio dos ossos, produzindo a osteoporose.

Esse cálcio vai se depositar em outros lugares, produzindo
bursite, tártaro nos dentes, bico de papagaio, cálculos
renais... E também vai para dentro das suas artérias,
estimulando a pressão alta e a possibilidade de isquemias
cardíacas (infarto), cerebrais (trombose) e genitais
(frigidez e impotência).

Para o Dr. Mauro Tarandach, da Sociedade Brasileira de
Pediatria, graças ao avanço da biologia molecular no que
tange ao papel dos oligoelementos na fisiologia e na
patologia, está bem claro o papel do alumínio nas doenças
da infância. Os sintomas clínicos da intoxicação por
alumínio nas crianças, além da hiperatividade e da
indisciplina, são muitos: anemia microcítica hipocrômica
refratária ao tratamento com ferro, alterações ósseas e
renais, anorexia e até psicoses, o que se agrava com a
continuidade da intoxicação.

Atualmente se utiliza a biorressonância para avaliar o
nível do alumínio e outros metais. O método é muito menos
dispendioso, podendo ser utilizado no consultório ou na casa
do paciente.

E de onde vem o alumínio para o organismo? Das panelas de
alumínio, por exemplo, que vêm sendo proibidas em muitos
países do mundo.

Na Itália, famosa por seus restaurantes, nenhum deles pode
usar essas panelas devido à proibição do governo italiano. É
que as panelas de alumínio contaminam a comida intensamente.
Para você ter uma idéia: pesquisa da Universidade do Paraná
demonstrou que as panelas vendidas no Brasil deixam resíduos
de alumínio nos alimentos que vão de 700 a 1.400 vezes acima
do permitido.

Isso só ao preparar a comida. Se a comida ficar guardada na
panela por algumas horas, ou de um dia para o outro, este
valor pode triplicar ou quintuplicar.

Viu por que vale a pena trocar de panelas? Mas não é só.

Sabe as latinhas de refrigerantes e cervejas, hoje tão
difundidas no Brasil? Pesquisa do Departamento de Química da
PUC demonstrou que elas não são fabricadas de acordo com os
padrões internacionais. Em conseqüência, seu refrigerante
predileto pode conter quase 600 vezes mais alumínio do que
se estivesse na garrafa.

E, além do alumínio, foram demonstrados pelo mesmo estudo
mais 12 outros metais altamente perigosos para a saúde
nessas latinhas, como o manganês, que causa o mal de
Parkinson, o cádmio, que causa psicoses, o chumbo, que é tão
encontrado no organismo de muitos assassinos, e outros. Que
tal?

Prefira as garrafas, tá?

Descoberto em 1809, o alumínio é um metal muito leve (só é
mais pesado do que o magnésio) e já foi muito caro. Naquela
época, Napoleão III, imperador da França, pagou 150 mil
libras esterlinas por um jogo de talheres de alumínio.

Esse metal tem espantosa versatilidade, sendo utilizado em
muitas ligas metálicas.

Depois do aço, é o metal mais usado no mundo, seja em
panelas, embalagens aluminizadas, latas de refrigerantes e
cervejas, antiácidos e desodorantes antitranspirantes, assim
como vasilhames para cães e gatos comerem e beberem.
Nestes, pode causar paralisia dos membros posteriores, o
que leva ao sacrifício precoce dos animais.

Em suma, o alumínio é muito útil... porém mortal.

Repassem.........vamos divulgar

Cláudia Alonso

Nutricionista"


Sugestão, antes de simplismente descartar a idéia já que no Brasil é largamente comercializado o produto em questão e continue a utilização, como se nunca tivesse lido esse texto...se informe...www.google.com.br, pergunte ao seu médico...converse com algum amigo que more fora do país...

Depois, faça sua escolha. Tá eu sei, que é meio paliativo, você correr e comprar um jogo que lindas panelas seja qual for (menos teflon também!!) e na cozinha da empresa, no restaurante, na marmitaria, na vida lá fora, todos estarem utilizando as ditas cujas. Mas...

Cada um tem o livre arbítrio, criatividade e bom senso para fazer e decidir o que quer da sua vida.

Começando a semana beijos a todas e todos que por aqui virem tomar uma xícara de chá!

Tem mais sobre panelas nesse artigo de onde também peguei a foto aqui ,porém na hora que falam sobre a panela de alumínio, não levantam bandeira alguma ao contrário usam da política de boa vizinhança.

quinta-feira

Quando o sol bate à minha porta

(em cima da mesa,saquinhos com pasta americana coloridas,adivinha para quê?)

Tirei essa foto ontem pela manhã bem cedo. Gosto quando o sol invade minha casa pela porta que dá para o leste. A luz do sol vem filtrada pelas folhas dos pés de acerola.
Tenho mil coisas para escrever. Fiquei "em falta" com meu bloguito mas não foi por falta de inspiração. Ao contrário, muita. Tanta que atrapalhou o momento de sentar e me por a digitar. Acho que já entrei no meu inferno astral, ando inquieta...
Mas é isso estou voltando. Estou terminando de configurar o blog, inserindo os blogs que amo visitar. Mas fiquei um pouco triste ao verificar que alguns estão sem atualização... São blogs interessantes.
Entrando numa outra fase de negócios, agora com chances de mais visibilidade.
Me sinto numa fase mais proprietária de mim mesma, de como quero que seja minha vida.Tudo bem, como quero mesmo ainda não dá (rsrs) mas ao menos no que tenho no momento sinto que estou ordenando as rédeas.
Não sei se são as leituras recorrentes sobre físíca quântica, neuro línguística, Eu Superior, ser das estrelas,fim do mundo...
Também não sei se estou sabendo alguma coisa que poucos terão o direito/dicernimento/permissão de saber...
Também aprendi a não ficar brigando com meus sentimento e vontades. Acho que estou crescendo!! Os aceito, mesmo quando não são nas horas ou momento mais apropriados. E tudo se resolve.
Calma não atingi a iluminação , mas a serenidade em aceitar, algumas horas se limitar a observar e aplicar minhas conclusões na vida está me fazendo curtí-la mais.
NO STRESS - é o lema agora.
Acho que pela primeira vez na vida estou conseguindo fazer as coisas que gosto e as outras que são meio chatinhas num equilíbrio prazeroso.

Beijos a todos que por aqui passarem.

Tô voltando...


sábado

Seguidora Fiel


Esse Selo foi um presente da amiga Luciana Onofre do La Bruja y su casa para as seguidoras que ficaram fielmente aguardando seu retorno por aquele blog à blogsfera.

Não tinha como ser diferente. Aguardar, torcer e ficar feliz com seu retorno nos acolhendo em sua simpática casa.

Selo carinhoso.



Recebi da amiga Pri do Versos da Pri um selo muito especial.
Mas já vou de cara mudando as regras,não oferecerei somente a seis amigas...
De resto a regra diz que temos que expressar três desejos que temos e repassar o selo a esses tantos blogs que você queira.

1. Faça o que quiser contanto que não prejudiques algo ou alguém,incluindo você mesma(o)
2. Tudo o que vc fizer de bom ou ruim,voltará em triplicado para você
3. Celebre a vida todos os dias

Alessandra Mãe de Três
Amábile Mulher Elástica/Mãe de Dois/ Morangos com brócolis
Anna Paula Jounal de Béatrice
Andrea Guim Blog"Art
Antonia Luciene do Mulhres SARL
Bia Psicosofia da Bia
Elisa Mulher Renascida /Minha alma fala e outros
Eu Mulher Eu Mulher
Flora O mundo da Flora (minha filhota!!)
Laura Levorin Casa da Laura
Licsk Entrelinhas de Açúcar
Lúcia do Quarto de despejo.
Luciana La Bruja y su casa / Germinando
M@ Simplismente Manuela
Nancy Minhas coisas e textos
Sarinha Princesa Urbana
Tati.B Parênteses e Reticências
Thata Sem firulas

Feito!

terça-feira

Informes

Bom como a galera viu mudei o layout do blog e ainda o estou atualizando. Isso leva um tempinho, principalmente quando a conexão é lenta, à lenha. E. além do mundo real estou organizando os outros blogs já existente e os que estão no forno!!! Tenho acompanhado os blogs amigos via blogroll, mas sem tempo para comentar, mas breve volto a ser mais assídua.
Um beijo grande a todos que por aqui passarem para tomar um chá!
Boa semana iluminada e produtiva!