Sejam bem vindas e bem vindos para conversa regada a uma boa xícara de chá.Qual o seu preferido?


terça-feira

Acabando o mês e o ano também!

Affff! Ufaaaa!
Semestre "punk"!
Amanhã entregamos o último trabalho valendo nota. Estamos apostando nele, não só meu grupo mas TODOS com seus trabalhos para essa disciplina em questão!
Deu para sentir o terror???

Amanhã é dia de Feitiçaria. Não esqueçam, soprar canela da porta principal desejando Prosperidade.

Que venha as férias pois estou muito precisada!
Mil beijos a todos que aparecem para um chá!



 

segunda-feira

As imagens falam por si! Bom feriado!



Continuando a falar sobre desenhos técnicos...





Esse é o informatizado.
Ainda em fase de acabamento. A professora deu uma "boneca" para usarmos como base para desenharmos no corel draw a coleção escolhida.

Peguei um dos modelos mais fácil da minha coleçao dos 15 "looks" família Fashion (Primavera). Falta terminar as pregas e na parte da saia os babados soltos que está ao longo de toda a saia.
Um detalhe: essa "boneca" tem movimento, não é retinho e chapado como no desenho técnico do vestuário. Um coisa para complicar nossa vida, já que estamos com tempo curtíssimo e não dominamos o programa e cada detalhe é feito literalmente no mouse! E os "mouses" não ajudam!!! Eu garanto!

Serão 6 "looks".

Nosso singelo SAMHAIN






E assim começou no jantarzinho de Samhain. Não postei antes pq não estava conseguindo baixar as fotos. Notem a toalhinha de morceguinhos! hahahaha

E para sobremesa...



 Mar de chocolate

Eu tinha essa receita há muito tempo, muito mesmo e nunca tinha feito. Super fácil. Um bolo pão-de-ló forrado de sorvete. Levar ao freezer e quando desenformar banhar com calda de chocolate.

quinta-feira

Desenho Técnico de Moda, o que é?

Ai que saudades daqui. Como esse universo me faz falta. Me sirvo de forma paliativa acessando pelo celular que não tem teclado Qwerty (Papai Noel, ó minhas notas na facul tão muito boas,viu?)

E por falar em faculdade.
Temos nesse semestre uma disciplina que se chama Desenho Técnico do Vestuário. É aquele desenho que todas já vimos desde criancinha nas revistas como Manequim.
(foto do site da minha professora Tânia Neiva )

Chapadinho, sem cor, mostrando em detalhes o que vai numa manga ou o que tem nas costas da peça que vismos fotografada numa modelo.
Eles tem padrões a serem seguidos que são regidos pela ABNT. Se você esquecer algum detalhe a costureira não vai produzir a peça corretamente e isso será um problema!

Para finalizar o semestre a professora passou um trabalho que consiste numa coleção de 15 "looks" todos nesse contexto, sem cor, usando canetas pretas 0,2 e 0,5 de espessura.
São 5 famílias sendo 2 básicas, 2 fashion e 1 vanguarda.
Escolher tema, fazer um "realised", incluir tabela de cores - as que irão na vestimenta quando confeccionada de fato - e montar um portifólio com tudo isso.
Está tirando nosso sono...está sendo estimulante...apesar de todos os aperreios estou amando!!!
Escolhi o tema A Roda do Ano do mundo neo-pagão.
O nome da coleção: As Quatro Estações do Neo-Pagã.
Cada Família ficou com sub-temas:
Verão
Outono
Inverno
Primavera
As Três Faces da Deusa.

Está ficando bonita a coleção. 
Meu foco não é a criação como forma de vida, ser uma estilista, que agora é chamada de Designer. Esse negócio de montar empresa, administrar, criar, afff, não rola! Porém após passar esse tempo imbuída de todo esse processo de criação que faz parte de todo o processo, um insetosinho me cutucou... Ao menos ter sim uma grife para os irmão pagãos, já que em pesquisa com os amigos do Facebook, fiquei sabendo que no Brasil não tem nada mesmo, só nos sites "gringas" e muito caro para trazer.
Ora,ora...nenhum bruxo no Brasil não  se interessou por Moda???..rsrsr
Breve posto o resultado, inclusive com os croquis(falar com o biquinho do Jacques Leclair, s'il vous plaît ) já que me empenhei mais, não me bastei nos simples desenho técnico do vestuário. Na verdade não só o desenho técnico como o informatizado,já que nossa outra professora nos surpreendeu na segunda-feira nos passando a tarefa valendo também essa segunda nota! Ui... hoje fiquei com o amigo Jefferson no laboratório de informática iniciando os trabalho...afffffff...........o que é que é aquilo??? Bom, de toda forma, o que consegui fazer ficou lindinho!!...rsrsr
Aqui tem mais um pouco sobre o assunto.


Enem versus MEC



Enem é o Exame Nacional do Ensino Médio. E se tivesse a Avaliação Nacional do MEC, para o MEC, qual seria o resultado???#palhaçadaministerial

segunda-feira

Balanço

Esse mês o bloguito completa dois anos...já vou começar o balanço!

Primeiro dia do mês e do ANO!!! Prosperidade para o Ano todo!

Hoje além de ser o nosso primeiro dia do mês para a celebração da "nossa" prosperidade, não é Simony?..rsr... também é do Ano Novo Celta.Me emocionei! Então, canela soprando para dentro de casa, na comida, enfeitando o cabelo, a casa..rsrsr


Ontem por causa das eleições e tive que dar meu dia ao TRE (affff) não tive pique de organizar uma festa. Mas.... como bem fala o post anterior HOJE também continua as celebrações pelo Ano Novo, o Samhain!


Então...a filha escolheu pizza para hoje a noite. Farei um bolo de cenoura e pensarei em mais alguma coisa. Enfeitaremos a casa e farei um Jack O'Latern não sei como...'bora artista plástica ressurja!E faremos nossa celebração aos nossos antepassados, agradecer pela boa "colheita" do ano e não esquecer de dar aos elementais que nos rondam as oferendas que lhes cabem!


FELIZ ANO NOVO!!!

Samhain - Ano Novo Celta - esclarecimento para "trouxas"...rsrsr

Peguei esse texto maravilhoso do blog/site Celtas Today, (site aliás que indico porque tem muitas dicas de bandas e cantores para você baixar de graça!)muito bom para esclarecer mais sobre o assunto aos "trouxas"...hehehehe na boa, quem lê Harry Potter sabe que não estou ofendendo ninguém!! ;P

Samhain - Ano Novo Celta

1° de novembro é comemorado o Samhain (pronuncia-se 'sow'inn'), palavra gaélica para "final do verão" (Summer's End), é a virada do ano celta e era a mais importante das festividades celtas, era e é comemorado na Grã-Bretanha e países de descendência celta há séculos. Confira algumas curiosidades!




Origem:

Alguns pesquisadores afirmam que Samhain era originalmente uma festividade realizada pelos antigos Druidas, e antecede a época dos celtas, já era comemorado na véspera do 1° de novembro por muitas tribos anteriores aos celtas, inclusive os britônicos na Grã-Bretanha, e foi incorporado pelos celtas posteriormente.


Os celtas honravam o equilíbrio entre as forças opostas, como: as trevas e a luz, dia e noite, frio e calor, a vida e a morte. O ano celta era dividido principalmente em duas estações: A luz e a Escuridão, celebrando a luz no Beltane em 1° de maio e a escuridão em Samhain em 1° de novembro. Portanto, a festa de Samhain marca uma das duas grandes portas do ano celta. Alguns acreditam que o Samhain era o festival mais importante, pois marcava o início de um novo ciclo, um novo ano, um novo recomeço.

O ano celta começava com o Geamhradh, ou seja, o inverno escuro Celta, e terminava no Foghar, a colheita Celta. O dia celta começava ao anoitecer, no início da noite escura e fria, e terminava ao anoitecer do dia seguinte ao fim de um dia de luz e calor. Por isso Samhain começa ao anoitecer de 31 de outubro e perdura sobre a madrugada e o 1° de novembro.

O momento mais esperado de Samhain é à noite. Oidhche Shamhna, a véspera de Samhain, era a parte mais importante da celebração. Os moradores reuniam o melhor da colheita do outono e o melhor gado era abatido para a festa.

O foco das festividades de cada aldeia era uma grande fogueira feita provavelmente pelos druidas da quela região. Os moradores durante a comemoração, usavam trajes, geralmente cabeças de animais e peles e ramos de flores enfeites e muita tinta.



Costumes:

Era costume jogar os ossos do gado abatido sobre as chamas como parte da festividade, uma curiosidade sobre as fogueiras de ossos e o surgimento da palavra 'Bonfire' que significa, “fogueira” em inglês, que é a junção de Bones (Ossos) e fogo (fire) que remontam sua origem em festivais pagãos. Era costume jogar objetos simbólicos nas fogueiras com a intenção de conseguirem realizar seus desejos durante o novo ano. Muitos sacrifícios e ofertas eram oferecidas em agradecimento pela colheita. No final com as chamas da grande fogueira cada família iluminava o seu lar, assim toda o aldeia estaria protegida durante a noite de Samhain.


Também era costume fazer oferendas contendo alimentos aos Deuses e aos ancestrais, deixando-as ao ar livre ou em bosques, outro costume era deixa as postas e janelas das casas abertas para que os espíritos dos mortos pudessem transitar em suas antigas casas na noite de Samhain.


Samhain também marca o primeiro dia do inverno, quando os pastores recolhiam o gado e criações levando-as para abrigos e lugares onde estariam protegidas do frio. O feno que era usado para alimentá-los durante o inverno devia ser armazenado em abrigos de palha resistente, amarrado com firmeza contra as tempestades. Os aminas destinados para o consumo eram abatidos, depois de ser ritualmente consagrados aos Deuses.


Em geral era um momento alegre de reagrupamento familiar, quando todos os membros da família trabalhavam juntos fazendo cozimentos, salga de carnes, e faziam os preparativos para as festas de Inverno. É também um momento em que aqueles que nasceram durante o ano passado são formalmente recebidos na comunidade.



Havia ao contrario do que muitos pensam um lado descontraído nos rituais de Ano Novo celta. Os jovens colocavam disfarces estranhos e vagavam pelos campos, fingindo ser os mortos que voltaram ou espíritos do outro mundo. Meninos e meninas trocavam de roupas um com o outro, e saiam pregando peças e travessuras nos membros mais velhos de cada aldeia.


Em algumas tradições celtas, principalmente as Highlands escocesas, os jovens corriam os limites de suas fazendas depois do por sol com tochas para proteger a família das forças malignas que estavam livres para andar na terra durante a noite.



Para os mais moderno a morte ainda é o tema central do festival, isto não significa que é um evento mórbido. Para os celtas, a morte não era algo a ser temido. A velhice é valorizada pela sua sabedoria e a morte é aceita como uma parte necessária à vida.


Samhain Hoje:



Com a ascensão do cristianismo, o Samhain pagão foi gradativamente incorporado ao cristianismo dando origem ao dia de finados, ou Dia de Todos os Santos, para celebrar as almas dos mortos bem-aventurados que tinha sido canonizado naquele ano. Na noite anterior ao 1° de novembro ficou popularmente conhecido como Halloween, ou Dia das Bruxas, onde muitas das características faz lembrar nitidamente os costumes das tribos celtas.

Porem existem vários grupos, tanto de reconstrucionismo, druidismo e apaixonados por cultura e música celta, que tentam na medida do possível resgatar os antigos festivais e tradições como é o caso da Beltane Fire Society, que ao londo do ano realizam os 4 festivais do fogo celta, Imbolc, Beltane, Lughnasadh, Samhuinn, Confira o site deles.