Sejam bem vindas e bem vindos para conversa regada a uma boa xícara de chá.Qual o seu preferido?


quinta-feira

Síndrome do ninho vazio

Hoje foi o primeiro dia da faculdade do meu filho de 21 anos. Estou muito feliz!Estou orgulhosa!!
Estou feliz,orgulhosa e meio tristinha...e sei o que é que está se passando comigo. Tem nome: síndrome do ninho vazio.
O ninho não está totalmente vazio,ainda tenho minha pequena de 12 anos.
O meu passarinho loirinho não está tão longe assim, só 86 km e poderemos nos ver e nos falar com muita frequencia, afinal eu também estarei perto dele 3 x por semana, porque também faço faculdade na cidade onde ele começou a dele hoje.E tem os fim de semana também!
Como a vida nos prega peças, eu tive a pequena para fazer companhia a ele. Eu trabalhava como um exemplar operária da época da revolução industrial,sem horário fixo,sem folga,sem férias, e resolvi dar uma companhia a ele. E hoje quem vai me fazer companhia será ela.
Aqui fala um pouco sobre essa síndrome, mas eu fico pensando se não tem mais coisa nessa história...
será posse de mãe? cuidado em extremo? ciúme por não ser mais tão necessária assim? e etc etc etc...
O que me acalenta é que nesses dois últimos anos apesar da minha faculdade ter me obrigado a ausentar de casa por 10 horas diárias cinco vezes por semana (quase como um emprego!!) pudemos vivenciar ótimos momentos em família. Aos finais de semana era imprescindível o café da manhã juntos! O almoço nem tanto já que ele transitava entre nossa casa e a da minha mãe. O jantar juntos. Férias, filmes e mais filmes.
Ontem ele deixou uma série no pc para eu assistir.Eu vou assistir!

sexta-feira

#VemNiMimTCC

E o TCC chegou!
Contradizendo o que eu disse aqui resolvi fazer o TCC - Trabalho de Conclusão de Curso.
Fui na aula para ser ouvinte e ir pegando as dicas para montar minha monografia. Porém senti segurança em fazer o TCC agora e não em 2 semestres e ainda,ter o dinheiro para bancar a coleção, que serão 5 "looks" dos 25 croquis a serem apresentados  no trabalho.
Certa vez ouvi dizer que em geral a sua primeira ideia é a que você de fato vai aplicar. No segundo semestre em Desenho Técnico desenvolvi uma coleção com 15 "looks" onde o tema foi os Neopagãos. Fiz uma pesquisa rápida com alguns contatos do Facebook com integrantes ou simpatizantes da religião wicca e de outras linhas do paganismo, mas que na sua essência, os bruxos. Ao longo do curso outros temas ficaram na minha cabeça como opção,mas...é a minha menina dos olhos o tema do neopaganismo. As roupas fluidas,saias rodadas, cintura marcada,busto em destaque,tecidos para durarem e por isso mesmo se tornavam macios por serem exaustivamente usados. Poder fazer um resgate da época medieval onde eu sempre fui apaixonada por aquelas roupas de saias longas,mangas bufantes, tecidos rústicos, ornamentos diversos. A coleção é que toda fictícia,com marca,logo,loja, sim até a planta da loja tem que ter! Será para a estação primavera/verão.
A ansiedade inicial está tomada agora pelo frisson de poder por no papel todo o conhecimento desses 5 semestres, onde agora vem a mente uma "linkagem" das disciplinas. Fazer o painel de tendência,o painel de inspiração,definir a cartela de cores e tipos de tecidos e aviamentos, como será a aplicação da Linguagem Visual tanto na coleção como na marca, como na loja. A ergonomia de cada peça de roupa,sua adequação visando o conforto porém nunca deixando a  estética e o "q" de apaixonar que a peça pode proporcionar.Fazer uma roupa que vai além  de necessidade inicial de vestir,cobrir,proteger mas de responder a alguma necessidade sua. A inspiração do o que construir vem do  designer japonês Yohji Yamamoto. Ele fala que faz roupa para pessoas que buscam na memória um conforto. Um conforto de um passado,de uma boa lembrança, de algo que quer reviver ou continuar vivenciando.É isso que eu quero propor para meu cliente, uma roupa que vá além da necessidade do vestir o corpo. Uma roupa que faça parte da sua memória,seja sua identidade.
Possivelmente farei outro blog,para ir registrando todo o processo.
Mas aqui sempre que der virei dar uma palavrinha sobre o TCC.
Agora tenho que acalmar minha mente para focar no passo - a - passo do processo todo,pq no momento começo algo e já fico pensando em outras 3 simultaneamente, de tão feliz de tão estimulada que estou.
Feliz e como diz minha prima que trabalha com faturamento e que todo fim de mês escreve #vemNiMim(e escreve o mês do ano que vem a seguir, exemplo: #VemNiMimMarço) eu agora escrevo 
#VemNiMimTCC

sábado

E o que é que o Vakinha tem?

Tem perfil:
https://www.facebook.com/profile.php?id=100003297466348
Tem grupo (fechado)
https://www.facebook.com/groups/304175769595857/368819239798176/?ref=notif&notif_t=group_activity
Tem comunidade (Página para CURTIR)
https://www.facebook.com/vakinhapermanente
Tem blog
http://vakinhapermanente.blogspot.com/

Vem pro Vakinha você também!!!

Vakinha Permanente. Sim vakinha com K.

http://vakinhapermanente.blogspot.com/
Conforme mencionado no post anterior agora vou falar sobre o Vakinha Permanente.
O Vakinha Permanente é um grupo virtual que está "sediado" num grupo do Facebook. Liana Mara, que tinha um sonho de pequena em ajudar aos animais, conseguiu reunir aos poucos pessoas com o mesmo objetivo que ela, e iniciou uma"vaquinha", como é popularmente conhecido a intenção de juntar dinheiro de contribuição de diversas pessoas por uma determinada causa/motivo. A causa: ajudar aos animais de rua ou animais com donos,porém sem condições de pagar pelo tratamento de seu animal de estimação.
Quando eu entrei no grupo em novembro eram 81 pessoas, hoje contamos com 216. A contribuição para engordar a vakinha é de R$10,00 mensais. E a intenção não é aumentar esse valor,mas sim o número de membros. Já vários casos foram resolvidos,como retirada de tumor, pata quebrada,olhos machucado, assistência a parto,sarna,erliquiose e até calazar.
A regra é simples,se o animal tem lar,ou alguém se prontifica a dar lar temporário: o animal tem o tratamento garantido. E o tratamento vai desde a consulta inicial, o tratamento em si,a medicação e a manutenção quando necessária. Ou o retorno por algum imprevisto.
A prestação de contas é feita com o demonstrativo de uma planilha atualizada todos os dias que fica on line num programa do Office da Microsoft/FB (chic,beim) e os gastos com recibos ou NF descriminados.
 Esse grupo está se fortalecendo a cada dia,a cada agonia em conjunto para resgatar um animal, saber o diagnóstico, como está a evolução, enfim...todos nós vivemos e vivenciamos mesmo que pela comunicação virtual e em tempo real todo o processo de dar uma acolhida, um alívio a dor de um animal que muitas vezes está abandonado e sendo destratado pelo mundo.
Já houveram perdas nessa luta, chegamos tarde na vida desses animais...o consolo? de ter mostrado a ele que nem todo ser humano é ruim e que pudemos dar um fim, na sua vida sofrida, com mais dignidade,com amor, com um afago.
Ainda não nos conhecemos a todas(o) até porque tem "Vakinha" que mora em outro estado, houve uma oportunidade onde uns 30 membros puderam sorrir ao vivo um para o outro, foi a Manifestação contra os maus tratos no dia 22 de janeiro. Eu não pude ir,infelizmente...buá
mas haverá outras oportunidades com certeza. Estamos organizando um chá,bazar...ainda está se formatando e que tanto servirá para arrecadar mais dinheiro para o Vakinha como podermos nos conhecer a mais membros.
Eu tenho muito orgulho de fazer parte desse grupo. Existe um união pela causa que está além de todas as opções de ponto de vista, religião,cor,time de futebol...
Na hora da agonia enquanto o animal não está em atendimento numa clínica, na hora da alegria compartilhando as vitórias por mais um resgate bem sucedido,uma doação a um lar seguro. 
A disponibilidade de se doar a causa é emocionante. Todos membros,trabalham,estudam,tem suas vidas. Ora é uma ou duas vakinhas se movimentando em campo,ora são outras. Não existe estrela no grupo, é um corpo de baile que funciona com o ritmo da orquestra, há duos, há solos,há momentos com mais participações,mas sempre com o apoio da coxia. Sempre tem uma vakinha(o) on line para dar o suporte. Eu falei que não existe uma grande estrela,mas tem a nossa "vakinha-mor" a fundadora do grupo a Liana Mara. Que recentemente declarou que no seu aniversário de 8 anos pediu antes de apagar as velinhas,que gostaria de salvar os animais. E que claro..houveram as risadas dos adultos..."óoohh que lindo...(porém... utópico)". Fico feliz de poder ajudar nesse sonho, porque já foi o meu um dia quando falava que queria ser veterinária.
Já temos a nossa farda!

sexta-feira

Tanta coisa e não sei por onde começar...

Esse final de ano foi bem repleto. 
Na faculdade esse semestre foi o de praticamente criar e criar. Muita modelagem (ainda plana e o oásis a tridimensional),costura e mais costura.
Na vida,Nina deu outra fugida. Alguém...possivelmente a Milk a arquiteta das fugas, rasgou a tela da janela do quarto e quando percebi a fuga e fui pô-las para dentro a Nina, pegou o caminho da rua...duas horas depois voltou...dois meses depois deu a luz a uma ninhada de 5. 
Sem perceber me tornei uma militante pela causa animal. Comecei timidamente e achando que isso era um quase nada, compartilhava os pedidos de ajuda, feiras,adoções particulares. E adicionando e curtindo cada e toda página de ongs e ajuda a animais como o Nino,o Buba,a Luciana, o Dudu - que infelizmente faleceu hoje! :'( ,a Suzy, a Lola e Jade,e mais recente o Bernardinho. Todos animais com alguma necessidade especial.  E por uma ong fui convidada a participar de um grupo o Vakinha Permanente. Mas isso fica para outro post. Também navegando por ai, ví a palestra do ativista Gary Yourofsky...uma figura. Ele é um vegano daqueles de por o povo de cabelos em pé,pelo o que já andou fazendo. Foi preso,foi extraditado, já tem convite de não comparecer ao solo do reino unido...um terrorista??? Não!!! Um ativista pela causa vegana. Mas o que é um vegano? Por que tanto repúdio? É uma causa que o Gary levanta e andou mexendo no bolso do capitalismo selvagem carnívoro ou ainda em seu paralelo de consumo de alguma forma animal. Eu que já andava retornando as minhas origens (não,não nasci vegetariana...me refiro as minhas origens de pensamento, nunca gostei de carnes) ovo-lacto-vegetariana, ter visto o video do Gary,só me fez parar de vez mesmo com a possibilidade de por na minha boca,um pedacinho sequer de carne.E eu criei um nojo!!!! Agora me encontro num conflito...o leite. Que sempre amei. Sempre me entitulei uma bezerra desmamada. Não precisamos!!! Mas o iogurte Gary?? Ai...tá...quando for de vaquinha de santuário não vou deixar de saborear um iogurte uma ricota. Mas ainda estou consumindo sim leite,mas já fazia um tempo que os das vacas do interior,que os hormômios da produção industrial leiteira não deve ter...talvez também não tenha as vacinas em dias...
Agora a cabeça está focada na finalização do curso Design de Moda.Sim,passou rápido!! Também fica para outro post esse assunto.


No mais,aqui o link para a segunda parte da palestra do Gary,quando ele abre para as perguntas.






O primeiro gatinho da esquerda é o Gary,minha filha escolheu esse nome em homenagem ao Gary Yourofsky. Foi adotado hoje (04/02) esse gatinho. 

Pasta fresca

Adoro macarrão. E a massa fresca é perfeita. Eu costumo fazer nhoque,mas o macarrão, talharini nunca tive coragem. Não sei porque eu sempre achei que dava um trabalho enorme. Bom,acho que sei sim...quando fizeram para mim como convidada especial,a família era muito grande.


Encontrei no youtube uma receita e ví que é super fácil. Me arrisquei...
Que maravilha,repeti por 3 dias seguidos o achado. Muito bom mesmo. A massa como é fresca absorve melhor o molho. 
Mas aviso aos navegantes, tem que estar o molho quente,para ser posto em cima do macarrão já servido no prato,misturar e comer.