Sejam bem vindas e bem vindos para conversa regada a uma boa xícara de chá.Qual o seu preferido?


segunda-feira

Eu amo vodka!...hic!


Se é uma bebida que agora está eleita como minha favorita é a vodka.
Mas antes que pensem que enfim aderi a vida de boêmia, já vem a explicação para a frase tão passional.
Enfim encontrei a fava de baunilha para poder fazer meu extrato de baunilha. E nessa lembrei da receita de gotas de chocolate que nada mais é do que chocolate cobertura derretida com vodka! E tem mais, um pouco de vodka na receita de sorvete caseiro,ainda mais se você não tem a sorveteira, diminui os cristais de gelo que se forma.
Tenho como não estar apaixonada pela vodka? Not!

Comilanças,lambanças num fim de semana prolongado!


Fim de semana “prolongado” com a presença do filho e da amiga fofa do mesmo curso na faculdade. Ele havia ligado na quinta no fim da tarde avisando que não viria na sexta-feira, minha filha perguntou por que ele meio que não foi convincente e eu logo saquei: “É blefe!”
Algumas horas depois,ele aparece pedindo uma rede para dormir pq tinha vindo com a amiga fofa. E eu disse: “Eu sabia que era blefe!” Ele riu.
Foi uma fim de semana com muita comilança, fiz cookies, muffins de café e ameixa,tagliatelle de cacao, creme de baunilha (sem os morangos da receita original - no Ceará NÃO tem morango que preste! #etenhodito)e na minha mãe rolou bolo de cenoura com chocolate(que a fofa adora,o predileto dela), bolo de milho de 3 camadas,nhoque maravilhoso e por fim pão de minuto para eles terem o que comer as 4 da manhã quando se levantassem hoje para irem para faculdade há 100 km daqui de casa.
Pessoas boas e queridas, comida gostosa,risadas, trocas de vídeos, momento de “fotos nostalgia” onde mostramos acho que nem 25% do que temos reveladas da ainda câmera fotográfica analógica.
Final de semana abençoado. Que venham muitos desses!
Ah!só para constar,estou sem internet em casa e a casa anda que é um brinco!..rsrsr

quarta-feira

Um pouco de açúcar no ritual de passagem

O ato de cozinhar para muitos é somente um processo para o fim ser só a alimentação do corpo. Para outros pode ser um hobby,um momento de relaxar e para outros ainda pode ser um momento magiko. Eu carrego dentro de mim essas três opções.
E tem horas que o mágiko se faz necessário.
Minha filha de 13 anos está passando por uma fase muito difícil nessa entrada na adolescência. Está precisando de muita ajuda. E além das convencionais, hoje resolvi dar um pouco de doçura a ela,na verdade esse bolo é uma bomba de doçura. Para meu paladar (louca devoradora de alimentos amargos) doce demais. Bom para depois beber um maravilhoso copo com água fresca.


a receita
4 ovos
200 gr de manteiga sem sal
1 xícara e meia de açúcar
3 xícaras de farinha de trigo
2/4 de xícara de cacau em pó
1 pitada de bicarbonato e outra pitada de sal
250 ml de café forte e já frio


Eu começo assim,bato as claras em neve e reservo
Depois bato a manteiga com o açúcar, até ficar um creme fofo e amarelado clarinho, acrescento o extrato de baunilha, as gemas e por fim vou alternando o café e a farinha peneirada com o chocolate e os demais pozinhos.
Tudo bem incorporado acrescento as claras e ponho numa forma untada e enfarinhada e forrada com papel manteiga.


O recheio 
1 lata de leite condensado
1 colher(sopa) de manteiga sem sal
6 colheres (sopa) de farinha de castanha
xerém a gosto


Misturo os três primeiros numa panela e levo ao fogo baixo até engrossar,coloco o xérem misturo mais um pouco de desligo o fogo.


A cobertura
Derreter uns 350 a 300 gr de chocolate em barra (não fracionado - pq tem a gordura -blergh- vegetal), acrescentar um colher de sobremesa de mel ou glucose de milho e creme de leite fresco o quanto você deseje.


O segredo
Ponha para ferver uns 500 ml de água com cravos da índia,canela em pau,umas 3 colher (sopa) de açúcar e 01 maçã cortada


Com o bolo frio,corte em duas partes na horizontal,umedeça a parte inferior com a calda,recheie,coloque a camada superior,perfure com um garfo e umedeça também. Se quiser,leve a geladeira até gelar um pouco,retire e ponha a cobertura. 


Diquinha 1:O mel não deixa o chocolate cobertura endurecer.
Diquinha 2: essa calda vai conferir umidade a seu bolo que é um bolo de geladeira.