Sejam bem vindas e bem vindos para conversa regada a uma boa xícara de chá.Qual o seu preferido?


terça-feira

Novos hábitos,basta querer


Tenha me encontrado plena de felicidade com a nova possibilidade de poder escolher meus legumes e verduras assim como o leite e seus derivados. Uma coisa é saber o que me faz bem outra é poder ter essas coisas. Acompanho o site La cucinetta (que recomendo muito) e me sentia frustrada por não poder por prática o consumir produtos orgânicos além das frutas do meu quintal e alguns poucos legumes na feirinha local, como na época de milho, abóboras, melancias.  De resto tudo da Ceasa com seus agrotóxicos e sementes modificadas.
Agora estou muito feliz. Falta mais alguns legumes como a batata  e a fruta tomate, apesar que encontrei tomate cereja nesse sábado, ai que coisa gostosa, dos céus!! Já tinha comido tomate-cereja em alguns restaurante mas nem se compara ao sabor doce e com algo a mais dos que comprei. O preço um tanto salgado...cof cof...cinco reais o quilo, mas são orgânicos. (de resto tudo sai em preço de banana quando a banana era barata)Mas preciso de tomates grandes para fazer meu molho poderoso enfeitiçado que aprendi com duas ex-sogras. Preciso de tomates grandes. Isso está sendo providenciado, em breve terei minha horta para cultivar algumas coisas, mas quero continuar indo na feira onde lembra o Beco Diagonal. Uma mistura de tudo um pouco, peixes, carnes (argh),queijos e natas e creme de leite, frutas, verduras, calçados, roupas, material de limpeza, arreio para cavalos e por ai vai.  Fica no município de Cascavel no Ceará.
Fui ovo-lacto-vegetariana por sete anos, quando vim pro Ceará, passei a comer de novo mais peixe do que os outros bichos e agora voltei ao lacto vegetariana...ainda provando ovos caipiras. Uma coisa é certa vegana não me tornarei. AMO LEITE e seus derivados. E para desencargo de consciência, na cidade onde moro tem vacas que são criadas em pasto, sem o estresse da indústria leiteira, onde a produção em escala industrial adoece as vacas, provocam inflamação nas tetas, produz pus, que vai com o leite tudo junto & misturado para a pasteurização. Já não bastasse o sofrimento todo das vacas ainda nos servem leite com pus!!! Para mim não, seu João!!!
Outra prática que tenho exercitado é o comer menos. Faz tempo que lí que numa filosofia ou até mesmo medicina oriental, orienta-se que se coma o que caberia dentro de suas mãos em forma de concha. Isso além de alimentar o que você precisa, contanto que esteja balanceado, estressa menos seu intestino, e tudo funciona melhor e a possibilidade até de câncer intestinal diminui.
Outra que quero por em prática é consumir menos açúcar. Nada de radicalismo, nada de contar calorias, nada de neuroses. Não vou cortar meus bolos, cupcakes e geleias, mas dosar! Quanto ao sal, está tudo sob controle, não uso temperos prontos, sopas instantâneas e nem a que leva mais tempo no fogo e no uso direto do sal, digo: minha comida é temperada não é salgada!

Hábitos alimentares são possíveis de serem modificados e para melhor, basta querer!