Sejam bem vindas e bem vindos para conversa regada a uma boa xícara de chá.Qual o seu preferido?


segunda-feira

E se... (conjecturas nonsense,não tão nonsense assim...)


Um assunto que tem me deixado incomodada é essa dependência quase que total das indústrias...TODAS. E a que me preocupa mais é da alimentícia. No meio de tantas teorias da consPIRAÇÃO, tem que logo o planeta entrará em colapso. E eu digo, quem tem muito dinheiro não vai sentir nem cócegas, a eles tudo é assegurado. Isso me lembra o filme 2012 onde só os milhardários é que tinha condições de comprar lugar nas arcas.

O mundo na sua gigantesca voracidade por "progresso" perdeu o senso, perdeu os valores, engoliu outras formas de ser e fazer,tudo em nome da civilização. 

"EU TRABALHO PARA PAGAR ALGUÉM PARA FAZER PARA MIM"

Até onde isso faz sentido? o que as pessoas fazem com esse tempo livre? o que as pessoas passaram afazer com esse tempo livre? ...internet...redes sociais... Nem vou entrar nesse mérito.

Eu acho que as pessoa tem uma falsa sensação de estar dando tudo certo quando ela pode pagar para alguém extrair o suco da laranja ou outra fruta,armazenar, envasar e dispor nas prateleiras do mercado...
Tá eu sei... nem todo mundo gosta de ver o sangue da carne,então prefere ir lá na gôndola e comprar a porção já "limpinha" (mas se não gosta...por que come a carne? - Tá eu estou implicando com os onívoros sim!)
Nem todo mundo sabe costurar uma roupa!!! É fato! Mas e espremer uma laranja? 

Uma criança não sabe!! ÊEEE. 
Mas uma criança não vai ao mercado comprar. Êêêê!

Enrolações à parte. O incômodo continua. 
O que quero dizer é que havendo um colapso na indústria e não precisa ser assim tudo ao mesmo tempo,como faremos? quantos sabem fazer um pão? mas a farinha ainda é industrializada...
Se a companhia de água cessar o fornecimento,quantos tem poço em casa? apartamento? oi? Ok,na área rural,é mais fácil ter um.
E se a companhia de energia... tem pessoas doentes que dependem de aparelhos ligados 24 horas...
E se pararem de produzir fralda descartável,como as novas mães farão? elas não compram mais fraldas de pano!!
E se a indústria da ração parar? Quantos iriam caçar um animal para fazer a comida de seu cão ou gato? Na área urbana...seria gato para ser janta de cachorro e cachorro para ser almoço de gato? Quem cria cobra já cria ratos! As cobras nem sentirão a parada das indústrias.

domingo

Ainda sobre o dia mundial da alimentação

O que posso dizer sobre o ainda dia mundial da alimentação que agora falam em evitar o desperdício. O hóspede brasileiro é em 99% o mais nojento que existe. 
Quando trabalhei na hotelaria no litoral leste do estado do Ceará, em hotel que adotava o sistema all inclusive, iam kilos e mais kilos de comida jogada todos dias ao fim das refeições. Enchiam o prato como se fosse estivadores (estivadores são trabalhadores do cai,que são conhecidos por comerem muitos mesmo,prato cheio e tipo montanha). Enchiam seus pratos,enchiam os pratos das crianças,se serviam novamente,depois de já terem comido bem e nesse novamente era como se fosse a primeira vez. 
Já os estrangeiros,principalmente os europeus... sobrava comida no buffet. Tanto que que iam sobremesas não servidas,para o refeitório dos funcionários. Não ficavam se servindo de TODASSSS sobremesas oferecidas. Se serviam desdo os pratos quentes a sobremesa,de forma lúcida, honesta,consciente. Voltando ao hóspede brasileiro:na hora da saída, abriam todas as garrafas de água e refrigerante e cerveja e deixavam no frigobar mesmo,como quem diz: Paguei por tudo então desperdiço. O mundo não tem jeito gente...acorda!

Eu economizo sim,por tenho amor ao meu dinheiro e economizando posso reverter para outras ações, mas no geral, nos dizem o que fazer...mas...as propagandas enganosas da indústria alimentícia (e na verdade todas as indústrias) nos seduzem a gastar desmesuradamente. 

Então o foco seria, a proibição das propagandas enganosas,tendenciosas,manipuladoras. Dois exemplos: a pasta para dente: não precisa colocar pasta ao longo de todas cerdas; a comida pro gato,na propaganda da Whiskas,colocam um prato uma montanha do sachê.

terça-feira

Como e porque evitar o desperdício de comida

Lí essa matéria agora aqui no site da Bons Fluidos que fala sobre todo o impacto do desperdício de alimentos conforme dados da FAO. De quanto se poderia alimentar milhões de pessoas que passam fome, fala ainda sobre alternativas que empresas encontraram para driblar o desperdício feito por funcionários. 
O fato sobre isso é: o mundo não tem jeito, são ações que resolvem pontualmente o problema,mas nunca será abraçado como causa mundial. E o povo vai continuar a comer mal,mesmo quando compra muito, pessoas vão continuar morrendo de inanição e eu,vou continuar a cuidar dos meus,pesquisando mais e aplicando o conhecimento adquirido.
Por que vai ser assim? 
Primeiro: é a maldita indústria do marketing que  ganha milhões para dar bilhões a seus clientes. E há um virus que contamina quem tem dinheiro. Querem sempre mais, até explodir de não ter nem o que comprar ou inventar com o que gastar.

Segundo: o ser humano em sua imundice de valores deturpados,caem como patinho conscientes de que estão fazendo as escolhas erradas. Procrastinam em mudar hábitos.
Depois reclamam que estão doentes.
Ora meu senhor, ora minha senhora, já diz o ditado: o peixe morre pela boca...

Terceiro:Não passarei 100 anos nesse plano,quer saber vou cuidar de mim e dos poucos a volta que quiserem também!