Sejam bem vindas e bem vindos para conversa regada a uma boa xícara de chá.Qual o seu preferido?


sexta-feira

Samhain

Mais um ano está findando para o mundo pagão que comemora a roda do ano pelo Hemisfério Norte no dia 31 desse mês. Encontro-me próximo a Linha do Equador e a roda que mais se assemelha é a do Norte.
Tempo de refletir sobre as conquistas e se livrar das coisas que não foram tão "interessantes" assim, se é que você me entende.
Não irei comemorar como queria...estarei trabalhando o dia todo como mesária nas eleições "das bruxas"..rsrsr
Então quando chegar em casa estarei cansada e blá blá blá. Terei sim um jantar com algumas guloseimas, mas pelas circusntâncias não fiz nenhum convite para os bruxos pousarem suas vassouras aqui em casa. Buá!! Ainda não encontrei uma linda abóbora na província onde moro - lugar que deveria ter aos montes!

Mas estarei sim, conectada com o ciclo que fecha-se/inicia-se. Onde tenho muito mas muito mais o que agradecer do que esquecer. Na verdade...não aconteceu nada que tivesse me deixado tão triste a ponto de por no caldeirão para queimar e ir-se. Apesar de financeiramente não ter sido como foi algum tempo atrás, isso não tirou meu sono(só cantarolar de grilo que faz isso) estar na faculdade e em paz com meus filhos (entre outras coisas) valeram cada centavos a menos no cofre!
(Suspiro...)
FELIZ ANO NOVO!!!! Seja você pagã(o) ou não!


Peguei esse texto do site Circulo Sagrado, tem muito mais coisas por lá.
Hemisfério Norte: 31 de Outubro



Hemisfério Sul: 1 de Maio

O Samhain (pronuncia-se "sou-en"), também chamado de Halloween, Hallowmas, Véspera de Todos os Sagrados, Véspera de Todos os Santos, Festival dos Mortos e Terceiro Festival da Colheita, é o mais importante dos oito Sabbats dos Bruxos. Como Halloween, é um dos mais conhecidos de todos os Sabbats fora da comunidade wiccana e o mais mal-interpretado e temido.


Samhain celebra o final do Verão, governado pela Deusa. (O nome Samhain significa "Final do Verão".)


Samhain é também o antigo Ano Novo celta / druida, o início da estação da cidra, um rito solene e o festival dos mortos. é o momento em que os espíritos dos seres amados e dos amigos já falecidos devem ser honrados. Houve uma época na história em que muitos acreditavam que era a noite em que os mortos retornavam para passear entre os vivos. A noite de Samhain é o momento ideal para fazer contato e receber mensagens do mundo dos espíritos.


A versão cristã do Samhain é o Dia de Todos os Santos (1o de novembro), que foi introduzido pelo Papa Bonifácio IV, no século VII, para substituir o festival pagão. O Dia dos Mortos (que cai a 2 de novembro) é outra adaptação cristã ao antigo Festival dos Mortos. é observado pela Igreja Católica Romana como um dia sagrado de preces pelas almas do purgatório.




Em várias regiões da Inglaterra acredita-se que os fantasmas de todas as pessoas destinadas a morrer naquele ano podem ser vistos andando entre as sepulturas à meia-noite de Samhain. Pensava-se que alguns fantasmas tinham natureza má e, para proteção, faziam-se lanternas de abóboras com faces horrendas e iluminadas, que eram carregadas como lanternas para afastar os espíritos malévolos. Na Escócia, as tradicionais lanternas Hallows eram esculpidas em nabos.


Um antigo costume de Samhain na Bélgica era o preparo de "Bolos para os Mortos" especiais (bolos ou bolinhos brancos e pequenos). Comia-se um bolo para cada espírito de acordo com a crença de que quanto mais bolos alguém comesse, mais os mortos o abençoariam.


Outro antigo costume de Samhain era acender um fogo no forno de casa, que deveria queimar continuamente até o primeiro dia da Primavera seguinte. Eram também acesas, ao pôr-do-sol, grandes fogueiras no cume dos morros em honra aos antigos deuses e deusas, e para guiar as almas dos mortos aos seus parentes.


Era no Samhain que os druidas marcavam o seu gado e acasalavam as ovelhas para a Primavera seguinte. O excesso da criação era sacrificado às deidades da fertilidade, e queimavam-se efígies de vime de pessoas e cavalos, como oferendas sacrificiais. Diz-se que acender uma vela de cor laranja à meia-noite no Samhain e deixá-la queimar até o nascer do sol traz boa sorte; entretanto, de acordo com uma lenda antiga, a má sorte cairá sobre todo aquele que fizer pão nesse dia ou viajar após o pôr-do-sol.


As artes divinatórias, como a observação de bola de cristal e o jogo de runas, na noite mágica de Samhain, são tradições wiccanas, assim como ficar diante de um espelho e fazer um pedido secreto.

Os alimentos pagãos tradicionais do Sabbat Samhain são maçãs, tortas de abóbora, avelãs, Bolos para os Mortos, milho, sonhos e bolos de amoras silvestres, cerveja, sidra e chás de ervas.


Incensos: maçã, heliotropo, menta, noz-moscada e sálvia.
Cores das velas: preta, laranja.
Pedras preciosas sagradas: todas as pedras negras, especialmente azeviche, obsidiana e ônix.
Ervas ritualísticas tradicionais: bolotas, giesta, maçãs beladona, dictamo, fetos, linho, fumária, urze, verbasco, folhas do carvalho, abóboras, sálvia e palha.









2 comentários:

Simony disse...

Querida Livia, adoro receber esses conhecimentos que voce compartilha conosco, muito curioso.
Que bom que tudo na vida muda o tempo todo, nos dando chances de ver o novo e receber gracas novas!
Estou querendo fazer uma caixinha de Natal p/ ti, qdo. puder me manda teu endereco. Voce ja tem meu email.
bjs

Livia Luzete disse...

Simony - Sim amiga, são os ciclos que nos fazem crescer, evoluir, aprender sempre.
Meninaaaa, obrigadinhaaaa!!!
Beijos