Sejam bem vindas e bem vindos para conversa regada a uma boa xícara de chá.Qual o seu preferido?


sexta-feira

#VemNiMimTCC

E o TCC chegou!
Contradizendo o que eu disse aqui resolvi fazer o TCC - Trabalho de Conclusão de Curso.
Fui na aula para ser ouvinte e ir pegando as dicas para montar minha monografia. Porém senti segurança em fazer o TCC agora e não em 2 semestres e ainda,ter o dinheiro para bancar a coleção, que serão 5 "looks" dos 25 croquis a serem apresentados  no trabalho.
Certa vez ouvi dizer que em geral a sua primeira ideia é a que você de fato vai aplicar. No segundo semestre em Desenho Técnico desenvolvi uma coleção com 15 "looks" onde o tema foi os Neopagãos. Fiz uma pesquisa rápida com alguns contatos do Facebook com integrantes ou simpatizantes da religião wicca e de outras linhas do paganismo, mas que na sua essência, os bruxos. Ao longo do curso outros temas ficaram na minha cabeça como opção,mas...é a minha menina dos olhos o tema do neopaganismo. As roupas fluidas,saias rodadas, cintura marcada,busto em destaque,tecidos para durarem e por isso mesmo se tornavam macios por serem exaustivamente usados. Poder fazer um resgate da época medieval onde eu sempre fui apaixonada por aquelas roupas de saias longas,mangas bufantes, tecidos rústicos, ornamentos diversos. A coleção é que toda fictícia,com marca,logo,loja, sim até a planta da loja tem que ter! Será para a estação primavera/verão.
A ansiedade inicial está tomada agora pelo frisson de poder por no papel todo o conhecimento desses 5 semestres, onde agora vem a mente uma "linkagem" das disciplinas. Fazer o painel de tendência,o painel de inspiração,definir a cartela de cores e tipos de tecidos e aviamentos, como será a aplicação da Linguagem Visual tanto na coleção como na marca, como na loja. A ergonomia de cada peça de roupa,sua adequação visando o conforto porém nunca deixando a  estética e o "q" de apaixonar que a peça pode proporcionar.Fazer uma roupa que vai além  de necessidade inicial de vestir,cobrir,proteger mas de responder a alguma necessidade sua. A inspiração do o que construir vem do  designer japonês Yohji Yamamoto. Ele fala que faz roupa para pessoas que buscam na memória um conforto. Um conforto de um passado,de uma boa lembrança, de algo que quer reviver ou continuar vivenciando.É isso que eu quero propor para meu cliente, uma roupa que vá além da necessidade do vestir o corpo. Uma roupa que faça parte da sua memória,seja sua identidade.
Possivelmente farei outro blog,para ir registrando todo o processo.
Mas aqui sempre que der virei dar uma palavrinha sobre o TCC.
Agora tenho que acalmar minha mente para focar no passo - a - passo do processo todo,pq no momento começo algo e já fico pensando em outras 3 simultaneamente, de tão feliz de tão estimulada que estou.
Feliz e como diz minha prima que trabalha com faturamento e que todo fim de mês escreve #vemNiMim(e escreve o mês do ano que vem a seguir, exemplo: #VemNiMimMarço) eu agora escrevo 
#VemNiMimTCC

Nenhum comentário: