Sejam bem vindas e bem vindos para conversa regada a uma boa xícara de chá.Qual o seu preferido?


terça-feira

Angelina Jolie, porque polemizar é para os fracos...



Falar de Angelina Jolie e não associar a uma polêmica é quase impossível. E hoje pipoca nas redes sociais, portais de notícias e sites diversos a mais recente. Angelina Jolie declarou ao New York Times que fez uma dupla mastectomia voluntária! Ou seja ela amputou, retirou os seios sem necessidade. E é claro depois os reconstituiu com os últimos avanços da medicina nessa área.

 Para entender melhor. Sua mãe a atriz e modelo Marcheline Bertrand faleceu aos 56 anos de câncer. E Angelina se submeteu a um rastreamento de células cancerígenas possíveis a serem desenvolvidas. Segue parte do texto do site TPM :
              " Através de exames, Angelina descobriu que carrega um gene "defeituoso", o BRCA1, que  aumenta drasticamente seu risco de desenvolver câncer de mama e câncer de ovário, e que no seu caso, as chances eram de 87% para câncer de mama e 50% de ovário. "

  Ela compartilhou sua experiência no intuito de mostrar a possibilidade de se evitar o câncer de mama. Porém assusta sim, a primeiro momento o procedimento. Uma amputação, a priori sem necessidade,já que não foi diagnosticado câncer. Mas ai vem a reflexão, até onde uma mulher está predisposta a prevenir essa doença? Até onde vai começar uma corrida desenfreada e "justificada" par essa mutilação? Porque a indústria do silicone é aquecedíssima,mas até então é visando a estética. Comecará um levante de mulheres corajosas, já que haverá uma justificativa plausível de prevenção, e enfim decidirem pelo procedimento que  ainda dá de prêmio um lindo par de silicone?

Só o exame nos Estados Unidos custa em torno de três mil dólares. Fora o procedimento de retirada de todo tecido mamário e depois o implante do silicone!

 Como falei no início do post,falar de Angelina Jolie e não fazer alguma associação a polêmica é quase impossível. Mas sob todos os protestos seja de qual linha de pensamento você for (sim,ela já provocou de muitas maneiras) essa polêmica dela assumir e contar com detalhes como tudo aconteceu com certeza,é mais um bandeira que essa mulher estupenda vai levantar: o do DIREITO das mulheres terem acesso a esse tipo de exame.

Coragem é pouco! Porque por silicone ...é banal...mas esse procedimento todo...

E você, faria a retirada de algum possível órgão que poderia vir a desenvolver câncer?

Aqui, o texto na íntegra do site do New York Times.






No dia do tributo a mãe

Video do tributo feito por ela e o irmão para Marcheline Bertrand

2 comentários:

Ana Maria Braga disse...

Não sei se teria coragem de fazer o mesmo. Acho que esperaria mais e ficaria fazendo exames preventivos.
Bjs

Mamytri2 disse...

Talvez eu tivesse coragem, mas se pusesse protese no lugar. Já outros órgãos, acho que não teria esta coragem toda não...E sigo fazendo meus preventivos anuais e atenta à qualquer possível alteração de qualquer exame. bjks