Sejam bem vindas e bem vindos para conversa regada a uma boa xícara de chá.Qual o seu preferido?


quinta-feira

Blogagem Coletiva; "O Sagrado na Cozinha"


Então o Brux@s na Cozinha inaugura as blogagens coletivas com esse tema o Sagrado na Cozinha. Aproveito e convido a tod@s que passam aqui para entrarem na conversa e contarem o que vc tem como sagrado nas vossas cozinhas.
Para mim o "sagrado" tem muitas facetas na minha cozinha, pode ser a alquimia dos temperos que misturo, o chá que faço para um cólica, indigestão ou para regar uma conversa que precisa de acalento. Mas vou focar num outro setor e ahistória começa já!

Estava prestes a casar quando conheci uma cliente de uma amiga que tinha um restaurante. E essa senhora quando estava sem a cozinheira ía ao restaurante pegar o almoço e num desses dias, quando eu estava lá, ela começou a falar da importância que dava ao servir a mesa. Não importava se era dia de festa ou "santo". A mesa sempre era preparada com o mais doce requinte. Falou que as louças mais belas não eram reservadas as visitas que um dia poderiam aparecer...um dia...
E a família? as pessoas do dia-a-dia não mereciam esse cuidado? As belas louças e toalhas eram somente para as visitas?? Nãñã-ni-nã-não.
E isso me fez refletir e logo pensei na minha mãe e muitas outras mães que tinha esse medonho,monstruoso hábito de guardar o melhor para os de fora. Humpft!!!
E então casei. E tudo do melhor sempre foi posto a mesa. Afinal quem é que vai bravamente matar um leão a cada dia? Quem é que vai com seus medos enfrentar colegas de escola "buyllinmistas", professores mal pagos e amargos e matérias de álgebra complicadas(ok, também pode ser a indecifráveis combinações semânticas do português - aqui tem problema para todos clientes..rsrsr)?

Eu sei que dá trabalho no por, no retirar no tanto que sobra para guardar e lavar,mas o que importa mesmo nessa vida? 
Para mim é a relação que se constroi com os que convivemos. É saber que de alguma forma quem se alimentou, sai da mesa com uma sensaçao além da física de nutrição.
E não é só a louça ou a toalha que trás esse sagrado. O cuidado que envolve a elaboração do prato,a apresentação, o detalhe de mantê-lo frio ou quente conforme o pedido da receita. Para mim tudo isso é Sagrado!
E para você?

4 comentários:

Simony disse...

PS: Meu comentario que era p/ estar aqui foi parar no post ai de baixo!
Sorry! Me enganei de lugar!

Livia Luzete disse...

Simony - relax!
Kisses to you.

Ana Maria Braga disse...

Ofereço o meu selinho a todos nós blogueiras.
Cadê vc. menina?
Saudades. Desejo uma ótima semana. Bjs

Vivian Siqueira Ribeiro disse...

Nossa, amei seu post.Todas nós temos um pouquinho de bruxinha quando nos deparamos com tudo que a mãe natureza nos oferece.A cozinha sempre traz boa conversa e nos torna mais próximas possível do que realmente somos,afinal é nela que fazemos a troca mais necessária para a vida o alimento do corpo e da alma...bjos- vivian