Então o Brux@s na Cozinha inaugura as blogagens coletivas com esse tema o Sagrado na Cozinha. Aproveito e convido a tod@s que passam aqui para entrarem na conversa e contarem o que vc tem como sagrado nas vossas cozinhas.
Para mim o "sagrado" tem muitas facetas na minha cozinha, pode ser a alquimia dos temperos que misturo, o chá que faço para um cólica, indigestão ou para regar uma conversa que precisa de acalento. Mas vou focar num outro setor e ahistória começa já!
Estava prestes a casar quando conheci uma cliente de uma amiga que tinha um restaurante. E essa senhora quando estava sem a cozinheira ía ao restaurante pegar o almoço e num desses dias, quando eu estava lá, ela começou a falar da importância que dava ao servir a mesa. Não importava se era dia de festa ou "santo". A mesa sempre era preparada com o mais doce requinte. Falou que as louças mais belas não eram reservadas as visitas que um dia poderiam aparecer...um dia...
E a família? as pessoas do dia-a-dia não mereciam esse cuidado? As belas louças e toalhas eram somente para as visitas?? Nãñã-ni-nã-não.
E isso me fez refletir e logo pensei na minha mãe e muitas outras mães que tinha esse medonho,monstruoso hábito de guardar o melhor para os de fora. Humpft!!!
E então casei. E tudo do melhor sempre foi posto a mesa. Afinal quem é que vai bravamente matar um leão a cada dia? Quem é que vai com seus medos enfrentar colegas de escola "buyllinmistas", professores mal pagos e amargos e matérias de álgebra complicadas(ok, também pode ser a indecifráveis combinações semânticas do português - aqui tem problema para todos clientes..rsrsr)?
Eu sei que dá trabalho no por, no retirar no tanto que sobra para guardar e lavar,mas o que importa mesmo nessa vida?
Para mim é a relação que se constroi com os que convivemos. É saber que de alguma forma quem se alimentou, sai da mesa com uma sensaçao além da física de nutrição.
E não é só a louça ou a toalha que trás esse sagrado. O cuidado que envolve a elaboração do prato,a apresentação, o detalhe de mantê-lo frio ou quente conforme o pedido da receita. Para mim tudo isso é Sagrado!
E para você?
4 comentários:
PS: Meu comentario que era p/ estar aqui foi parar no post ai de baixo!
Sorry! Me enganei de lugar!
Simony - relax!
Kisses to you.
Ofereço o meu selinho a todos nós blogueiras.
Cadê vc. menina?
Saudades. Desejo uma ótima semana. Bjs
Nossa, amei seu post.Todas nós temos um pouquinho de bruxinha quando nos deparamos com tudo que a mãe natureza nos oferece.A cozinha sempre traz boa conversa e nos torna mais próximas possível do que realmente somos,afinal é nela que fazemos a troca mais necessária para a vida o alimento do corpo e da alma...bjos- vivian
Postar um comentário