Sejam bem vindas e bem vindos para conversa regada a uma boa xícara de chá.Qual o seu preferido?


quarta-feira

Um pouco de açúcar no ritual de passagem

O ato de cozinhar para muitos é somente um processo para o fim ser só a alimentação do corpo. Para outros pode ser um hobby,um momento de relaxar e para outros ainda pode ser um momento magiko. Eu carrego dentro de mim essas três opções.
E tem horas que o mágiko se faz necessário.
Minha filha de 13 anos está passando por uma fase muito difícil nessa entrada na adolescência. Está precisando de muita ajuda. E além das convencionais, hoje resolvi dar um pouco de doçura a ela,na verdade esse bolo é uma bomba de doçura. Para meu paladar (louca devoradora de alimentos amargos) doce demais. Bom para depois beber um maravilhoso copo com água fresca.


a receita
4 ovos
200 gr de manteiga sem sal
1 xícara e meia de açúcar
3 xícaras de farinha de trigo
2/4 de xícara de cacau em pó
1 pitada de bicarbonato e outra pitada de sal
250 ml de café forte e já frio


Eu começo assim,bato as claras em neve e reservo
Depois bato a manteiga com o açúcar, até ficar um creme fofo e amarelado clarinho, acrescento o extrato de baunilha, as gemas e por fim vou alternando o café e a farinha peneirada com o chocolate e os demais pozinhos.
Tudo bem incorporado acrescento as claras e ponho numa forma untada e enfarinhada e forrada com papel manteiga.


O recheio 
1 lata de leite condensado
1 colher(sopa) de manteiga sem sal
6 colheres (sopa) de farinha de castanha
xerém a gosto


Misturo os três primeiros numa panela e levo ao fogo baixo até engrossar,coloco o xérem misturo mais um pouco de desligo o fogo.


A cobertura
Derreter uns 350 a 300 gr de chocolate em barra (não fracionado - pq tem a gordura -blergh- vegetal), acrescentar um colher de sobremesa de mel ou glucose de milho e creme de leite fresco o quanto você deseje.


O segredo
Ponha para ferver uns 500 ml de água com cravos da índia,canela em pau,umas 3 colher (sopa) de açúcar e 01 maçã cortada


Com o bolo frio,corte em duas partes na horizontal,umedeça a parte inferior com a calda,recheie,coloque a camada superior,perfure com um garfo e umedeça também. Se quiser,leve a geladeira até gelar um pouco,retire e ponha a cobertura. 


Diquinha 1:O mel não deixa o chocolate cobertura endurecer.
Diquinha 2: essa calda vai conferir umidade a seu bolo que é um bolo de geladeira.

5 comentários:

Ana Paula - Journal de Béatrice disse...

Hummmm, uma bomba de doçura mesmo!
Puxa Livia, que idéia é essa de ritual de passagem! Sua bruxa!! Eu estava lendo esses dias justamente sobre os rituais de passagem das meninas (leio muito sobre maternagem e tenho um livro que esbarra um pouco nessa fase adolescente) e achei interessante como nos, mães, temos o papel de acolher as nossas meninas-moças-quase mulheres. Seja na compra das lingeries, no acompanhamento médico e consulta com genicologista, enfim, tanta mudança... Essa da doçura é como se fosse um afago, um carinho (com sabor de chocolate!), no espirito impulsivo e inquieto de um adolesncente, em especial as meninas né (a gente tb ja passou por isso) onde as transformações são tao intensas!
Beijo grande querida!

Livia Luzete disse...

Oi Ana Paula, ahhh amiga só nós mesmas para nos entendermos...como seria mais fácil se todas tivéssemos essa força para passar bem as transições? Sim coisa de Bruxa mesmo!!...kkkkk
Beijão!

Aliks disse...

Loucura ... loucura ... loucura !!!
... uma vez por mês acho que não tem problema :-)


Bju grande lindona e tenha um final de semana abençoado

Gata Lili disse...

envio minhas vibrações felinas positivas para sua querida filhinha. que ela supere logo esta fase difícil. tenho certeza que este bolo faz muito bem pra ela, pois estava recheado de boas energias do mais puro amor!

Livia Luzete disse...

Gata Lili, só hoje que vi seu comentário. Obrigada minha felina fofa!!!