Sejam bem vindas e bem vindos para conversa regada a uma boa xícara de chá.Qual o seu preferido?


segunda-feira

Primeira Nota na Facul: PÉSSIMO!!!



Agora eu sei para que serve um blog. Para desabafar!!!
Primeiro trabalho valendo 50% da primeira avaliação na faculdade: PÉSSIMO!!!
Sim, foi isso que ouvimos da professora e em alto e bom som. E não parou aí...disse que tinha sido o pior que ela viu em anos!!!
O que eu penso??? Sim, ela falou a verdade. O trabalho ficou péssimo.
Era um power point onde falamos sobre a década dos anos 60!
Como bem observou a amiga Nancy quando eu explicava sobre o processo da realização do trabalho: “ É m grupo , mas só estou vendo uma dupla.” Sim o grupo de 7 só eu  e  a Paula que trabalhamos em cima do tema. Vide meus arquivos (se possível fosse).
O que sinto?
 Raiva. Sinto raiva de mim porque não tomei a iniciativa (de novo) de chamar para uma reunião e ver os detalhes da apresentação.
O que senti na hora?
Tranquilidade e uma aceitação imediata. Nada de pensamento como: Ó que injustiça, nem por um segundo. Quando ví a participação na base do decoreba, se perdendo ao esquecer uma virgulazinha ou material escrito em rascunho do rascunho da idéia...

Eu tenho uma iniciativa natural para liderança e aprendi ao longo de cursos de chefia,liderança,liderança comunitária e outros.  A esperar, a deixar espaço para o outro tomar iniciativa. É claro que percebi que haviam pessoas nem aí. Tipo, passado o fim de semana perguntei ao grupo se tinham visto o email que eu havia mandado:
“Ah...viajei...nem tive tempo de abrir o email”
“Ai!!! Não tive tempo de ir a uma lan house”
“Não deu ó”
Essas foram respostas que ouvi!!!

Mas prefirí assim e adorei o PÉSSIMO. Sim,gente estou sendo honesta, porque agora tenho o PÉSSIMO para jogar na cara dessas pessoas que ainda se mantêm no grupo porque tem a segunda fase (e chance de darmos uma virada nas notas).
A professora na hora falou que o texto teria boa nota se fosse só esse o critério e me perguntou “na lata”: "Foi você que fez o texto sozinha???" 
Respondi(menti): " Foi o grupo!"
Depois fazendo considerações no grupo seguinte (Década de 70), ela explicou de novo, que  grupo tinha uma nota e também nota individual e aproveitou e disse:
“A Luzete é uma das alunas mais presente da classe, ela é brilhante! Por isso que perguntei (e nessa hora olhou nos meu olhos de novo, como se dissesse: sim eu continuo te perguntando se foi só você) a ela se tinha sido só ela quem tinha feito o texto”



Ouvir o brilhante lavou minha alma,mas não diminuiu o incômodo. A sensação de ter perdido de apresentar no mínimo um trabalho bom...gone with th wind.
Masshhhh....despertou a fúria de Titã que mora em mim. Me aguardem!

Trabalhar em equipe tem dessas coisas mesmo, gente que se escora, gente que se esforça, gente que não sabe o que está fazendo alí...
#prontofalei!

8 comentários:

Art Em Casa da Dê disse...

Oi amiga...sabe que já passei muitas vezes por esse problema e em função disso muitas veses tomei a frente para que o resultado não fosse esse também. Meu marido diz que gosto de fazer tudo sozinha...o problema é que fazer sozinha dá um trabalho ...fazer e refazer dá dois,,,fora os aborrecimentos... Mas olha só...as pessoas que te deram essas respostas bem participativas...não mudarão muito na próxima...faz sua parte e deixe sua parte aparecer sem receio...minha amiga se você não se valorizar...ninguém fará...e quando alguém fizer (como a professora) não deixe a oportunidade passar...jamais...cada um com seu peso e medida dos seus resultados...beijos

Profª Priscila Sant'Anna disse...

Lívia:

Assume o leme da tua embarcação amiga, é isso que tenho pra te dizer e ainda com o aval da tua teacher.

Trabalho em equipe é difícil mesmo, principalmente pq sempre sobra pra dois ou um, ou melhor, são só dois o número de interessados. Tem gente que brinca de estudar, leva tudo no 'oba-oba', espera pra ver o que vai dar na hora - e essas pessoas podem até safar-se no trabalho de sala de aula, mas que tipo de profissionais serão? Poderão continuar levando tudo no oba-oba??? O profissionalismo é como o caráter ou tem-se ou não.

A gente teme dizer a verdade pra não "queimar" ou "dedurar" os colegas, mas amiga, o professor sempre sabe a clientela que tem, o tipo de aluno interessado ou não.

Quanto aos outros do grupo levaram um chacolhão, espera-se que tenham outra postura no próximo trabalho, né?

Agora em relação a ti tenho certeza da tua capacidade. Vais arrasar...e a professora já te deu a deixa.

Beijosssssssssssss

Pri e Bia

Unknown disse...

Livia...

Te deixei o comment com o endereço do meu blog profissional. Fiz um pra registrar as aulas de uma de minhas disciplinas. Dá uma olhada depois!

Beijos

pri e bia

Livia Luzete disse...

Dê e Pris - meninas, muito obrigada pela força. Sim é super chato ter que fazer o papel da "mandona",mas tenho um objetivo, me formar e com louvor haja vista eu que pretendo seguir a vida acadêmica. Farei mestrado e doutorado! E para as notas quanto melhorem for melhor para meu curriculum. Mas é isso, temos que dar um tempo para "sentir" o grupo.
Mas sabem...hoje o discurso ainda que meio ofendido tinha melhorado, acho que o PÉSSIMO, ecoou toda a noite nas cabecinhas!

Beijão meninas.

Pri - que 10, ja estou add seu outro blog, tenho muito o que aprender!

Ana Paula - Journal de Béatrice disse...

Livia!!!
Sei bem o que vc esta sentindo... Na minha época de facul, eu fazia os trabalhos sozinha e colocava o nomes dos colegas, mas fazia isso consciente, pois volta e meia um ou outro falhava e eu tomava as redeas... Fazê o que...
Ei Livia! Lembrei muito de vc ontem a noite. Passou um programa sobre moda e valorização do corpo das gordinhas! Vou ver se acho o siete da programação e te passo! E se vc precisar, algum dia, de livros e revistas daqui, é so falar que a gente da um jeito de te mandar!! Opa,vou correr aqui com a pequena!! Bejosss importados da FR proce!!

Livia Luzete disse...

Ana , obrigada pela força!! É amiga, gente que quer se escorar tem por todo o lado.
Vou fiar torcendo que vc consiga encontrar o link para essa reportagem sobre a valorização das gordinhas, isso é ótimo. Porque não existe no mundo só "Giseles". Obrigada minha flor, por tudo!!!
Ahh esses beijos importados, são um mimo!
Mando alguns daqui!

Andrea disse...

Oi Livia, eu também detesto trabalho em grupo! E também tenho a tal "iniciativa natural para liderança" hehehe está sendo bem legal achar pontos em comum entre a gente! Gostei de conhecer seu espaço. Visitei o blog da Nina! ;) E já tenho mais algumas perguntas la no meu blog pra ti.
Abração!

Simony disse...

Aguenta ai fofa, trabalho em grupo as vezes e um saco mesmo! E como voce havia dito antes, tem muita gente nova na facul., o que significa imaturidade. Se quiser uma nota boa, vai ter que trabalhar sozinha. Infelizmente.