Sejam bem vindas e bem vindos para conversa regada a uma boa xícara de chá.Qual o seu preferido?


sábado

O desfile

E então para finalizar o semestre teríamos que fazer um desfile.



Como não treríamos dinheiro para bancar um “casting” (= uma porrada de modelos). Pensei em apresentar apenas 3 looks ao final da narrativa do homem, do ser homem que surge e vai fazendo sua evolução no cobrir o corpo seja que inicialmente aconteceu para se proteger das interpéries climáticas, o vestir pelo enfeitar até ao momento apoteótico que a modernidade se encontra com ícones das música pop como Michael Jackson, Madonna e Lady Gaga. A Nadja fez um texto perfeito narrando essa trajetória, fiz uma pesquisa ferrenha nos documentários da BBC sobre o homem primitivo e montamos dois videos com imagens e texto ou música (Assim disse Zarathustra). Fizemos todos os figurinos, inclusive o 4º que foi anunciado pela professora, uma semana antes de acontecer o desfile. Corre-corre para desenvolver esse quarto, baseado nos outros 3. E com também de última hora foi modificado a hora do desfile pasando para a noite, outro problema a ser resolvido: modelos que pudessem ir nesse horário.


O projeto inicial de nossa apresentação seria com alguns integrante da Cia de Dança de Beberibe. Porém com naquela dia seria a ínicio do festival junino e os principais e experientes dançarinos fazem parte do departamento de eventos da prefeitura, não poderiam mais ir abrilhantar nosso desfile!!!E os planos B e C também ficaram prejudicados por outro festival de dança.Fiquei desesperada,porque já tinha sido combinado que o nosso seria o “oppening” do desfile todo! Por fim tive a idéia de lançar o desafio para a Marcília Lourenço, atriz que iria vestir o “look” da Madonna. Fizemos uma passagem rápida no camarim e o desfile começou.


Para surpreza, haviam parentes de alunos no auditório. Estresse! Tinha sido acordado em sala com a professora que ninguém levasse parentes, afinal era uma avalição e que teria banca avaliadora. E de fato foi um problema. Não tivemos a fala da banca ao final. Ficaram constrangidos de se manifestarem. Na segunda-feira a professora nos deu as notas e os comentários gerais.


Para resumir o caldo, tivemos nota baixa (6,0). Somente um dos 7 jurados nos deu 9,5. O resto notas baixas. Como a professora passou o semestre mostrando videos de desfiles onde aquela idéia de passarela onde os modelos vão e voltam está sendo tida com o careta, inovamos numa interpretação. Que foi classificada por bizarro!!!!!


Eu sinto muito para esses profissionais que estão ainda arraigados aos moldes dos anos 30!


Os outros desfiles,lindos realmente, mas alí com as roupas cedidas ou alugadas, com no máximo de produção a maquiagem & cabelo na hora.


O desfile consistia em um “release” em video sobre cada tema a seguir a apresentação dos 4 “looks”. O cinegrafista que deve ter começado a mexer com uma câmera dois dias antes, cortou todos os videos apresentados e no nosso em específico cortou toda a passagem da apresentação!!! Teve toda uma encenação. A “Madonna” tira os óculos da “Lady Gaga” e tenta usar, como não dá certo, vai até o público e presenteia com o óculos. Depois o vestido da “Lady Gaga” é “rasgado” na parte de cima, para dar a idéia que o vestido é uma banana. Isso foi cortado pelo máximo da competência desse cinegrafista (oi? Ele pode ser chamado assim sem ofender a classe? Vocês vão ver o domínio dos recursos da câmera! Affffff!!!!!!!!!)


O que foi válido? Trabalhar com uma equipe grande (8 cabeças pensantes) porém coesa em todos os momentos. Cônscia das falhas, dos percalços e diligente no sentido de dar soluções. Fica aqui o registro da minha satisfação em trabalhar com as pessoas que listo a seguir:
(Em ordem alfabética)


Ana Paula Sampaio
Gleiciana Oliveira
Ingrid Carvalho
Jefferson Vasconcelos
Najda Peixoto
Simone Sousa
Vinicius Paiva

Nenhum comentário: