Sejam bem vindas e bem vindos para conversa regada a uma boa xícara de chá.Qual o seu preferido?


quarta-feira

Mexendo em casa de marimbondo!!



Itália berço do catolicismo, teve um salto de liberdade de costumes, promovido pela Corte Européia de Direitos Humanos. Você pode ler mais aqui nem vou citar a fonte porque no final o autor da informação paga um terror caso não se tenha uma autorização por escrito para poder divulgar!! Pô... avisa que dando a fonte tá liberado, mas... Espero que direcionar para a notícia completa também não dê processo!!

Mas vamos ao foco: símbolos religiosos em escolas e lugares públicos.
Nunca gostei, para mim religião pratico na minha sinagoga,templo,igreja, etc.
O mundo é diverso, plural, mesmo quando se impôs nunca foi unilateral, nunca!!
Não gosto do radicalismo como proibir uma pessoa de usar o crucifixo num colar. Daí já é perseguição. Fanatismo não pessoal!!!
O tema tá causando muuiito!
Sou a favor da liberdade de culto e nada contra os agnósticos ou os ateus mas cada um no seu quadrado por favor.

Mais sobre o tema aqui na Alemanha. Que se espelhou na França.

A seguir minhas considerações sobre algumas partes da sentença e do parecer ministerial:

"...Em um país que teve formação histórico-cultural cristã é natural a presença de símbolos religiosos em espaços públicos, sem qualquer ofensa à liberdade de crença, garantia constitucional, eis que para os agnósticos ou que professam crença diferenciada, aquele símbolo nada representa assemelhando-se a um quadro ou escultura, adereços decorativos.(...)"

Tá dai pergunto se algum praticante de umbanda ou candomblé quiser por uma santo como "decoração" será permitido e visto pelos católicos como ornamento??? Ou uma estátua de Buda?

Dai vem o Promotor de Justiça da Cidadania e diz:

"O costume (l. consuetudo), como fonte e regra do direito, tem por fundamento de seu valor a tradição e não a autoridade do legislador. Aliás, o costume é o uso geral, permanente e notório, observado por todos na convicção de corresponder a uma necessidade jurídica.(...) Portanto, se costume é a palavra chave para a compreensão dos conceitos de ética e moral, a tradição se insere no mesmo contexto, uma vez que deve ser vista como um conjunto de padrões de comportamentos socialmente condicionados e permitidos. E não podemos ignorar a manifestação cultural da religião nas tradições brasileiras, que hoje não representa qualquer submissão ao Poder clerical"."

"E não podemos ignorar a manifestação cultural da religião nas tradições brasileiras, que hoje não representa qualquer submissão ao Poder clerical"

1- Tradição de quem?
2 - Desde quando?

Resp 1 - só de católicos, nem posso falar de cristãos, porque os protestantes não suam símbolos.
Resp 2 - O Brasil foi instalado como colônia por cristãos, mas não podemos negar a contribuição africana e depois todas as outras que se instalaram aqui com a imigração de diversos povos e sua cultura e religiões!!!!

"Muitos - vereadores e agentes públicos em geral - e desde muito, freqüentam diariamente o local e, sendo evangélicos, judeus, muçulmanos, espíritas, budistas, dentre outras religiões, ateus e agnósticos também, nem por isso sentiram-se intimidados, ameaçados, agredidos, ofendidos."

Discordo enormemente , o povo não vai mexer com isso, porque sabe que vai chegar a sentenças como essas!!!!Para que se estressar com um placar já certo???
E também fala isso:
"A tolerância religiosa e filosófica no Brasil tem sido a marca para uma convivência pacífica entre as diversas crenças."

E aí quando se pede imparcialidade o que se recebe é a imposição de símbolo religioso de uma única religião!!!
Parabéns Brasil!!!

Aqui o MPF foi triste:

"A vingar pretensões como a do autor da representação, não será difícil prever novos movimentos, ou os próximos passos, mais arrojados: em breve serão os terços e colares com crucifixos. Depois os crucifixos no alto das igrejas, e depois as próprias igrejas. Depois será a vez do quipá usado por judeus. Suas sinagogas. E depois o lenço que envolve os cabelos das senhoras muçulmanas. E as masbahas dos que fizeram o haj, a peregrinação para Meca. Por fim, teremos movimentos mais ousados ainda: alguém, ou uma espécie de talibã tupiniquim, sugerirá ou representará pela implosão da estátua do Cristo Redentor. E então, finalmente, atingiremos o "baluarte da liberdade nacional", seremos um país verdadeiramente democrático."

Hello!!!! o autor da representação não está se opondo as manifestações públicas das religiões mas sim aos departamento públicos adotarem um tendencialismo a uma determinada religião. Já a questão do Cristo Redentor, é uma questão de bom senso, hoje ele representa muito mais que uma religião, virou símbolo de uma cidade e é uma das 7 maravilhas do mundo moderno.

Eita insulto ao bom senso das outras religiões ou praticantes de não-religião!!!Alguém pode me responder, isso é um pré conceito???

preconceito

Significado de preconceito

s.m. Forma de pensamento na qual a pessoa chega a conclusões que entram em conflito com os fatos por tê-los prejulgado. O preconceito existe em relação a quase tudo e varia em intensidade da distorção moderada a um erro total.

Dicionário on line de português

Definição de preconceito

Classe gramatical de preconceito: Substantivo masculino Separação das sílabas de preconceito: pre-con-cei-to Plural de preconceito: preconceitos Possui 11 letras Possui as vogais: e i o Possui as consoantes: c n p r t Preconceito escrita ao contrário: otiecnocerp Na numerologia preconceito é o número 6

Citação com preconceito

Triste época! É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito. -- Albert Einstein

Um comentário:

Laura Levorin disse...

Tá dai pergunto se algum praticante de umbanda ou candomblé quiser por uma santo como "decoração" será permitido e visto pelos católicos como ornamento??? Ou uma estátua de Buda?

R: amiga,como sabe sou umbandista e ainda existe um enorme véu de preconceito acerca da religião.
Se falar em Orixá e pretos velhos já causa o maior rebuliço,que dirá colocar uma imagem dessas em algum local "público"?
vc soube de uma lei que regulamenta ensino religioso nas escolas?
religioso,vide,catolicismo.
minha opinião é:
nada deve ser imposto,mas escolhido.
porém os líderes Brasileiros preferem dizer e acreditar que os Brasileiros são católicos,mesmo que eles só lembrem de Jesus no Natal..