Itália berço do catolicismo, teve um salto de liberdade de costumes, promovido pela Corte Européia de Direitos Humanos. Você pode ler mais
aqui nem vou citar a fonte porque no final o autor da informação paga um terror caso não se tenha uma autorização por escrito para poder divulgar!! Pô... avisa que dando a fonte tá liberado, mas... Espero que direcionar para a notícia completa também não dê processo!!
Mas vamos ao foco: símbolos religiosos em escolas e lugares públicos.
Nunca gostei, para mim religião pratico na minha sinagoga,templo,igreja, etc.
O mundo é diverso, plural, mesmo quando se impôs nunca foi unilateral, nunca!!
Não gosto do radicalismo como proibir uma pessoa de usar o crucifixo num colar. Daí já é perseguição. Fanatismo não pessoal!!!
O tema tá causando muuiito!
Sou a favor da liberdade de culto e nada contra os agnósticos ou os ateus mas cada um no seu quadrado por favor.
Mais sobre o tema
aqui na Alemanha. Que se espelhou na França.
A seguir minhas considerações sobre algumas partes da sentença e do parecer ministerial:
"...Em um país que teve formação histórico-cultural cristã é natural a presença de símbolos religiosos em espaços públicos, sem qualquer ofensa à liberdade de crença, garantia constitucional, eis que para os agnósticos ou que professam crença diferenciada, aquele símbolo nada representa assemelhando-se a um quadro ou escultura, adereços decorativos.(...)"
Tá dai pergunto se algum praticante de umbanda ou candomblé quiser por uma santo como "decoração" será permitido e visto pelos católicos como ornamento??? Ou uma estátua de Buda?
Dai vem o Promotor de Justiça da Cidadania e diz:
"O costume (l. consuetudo), como fonte e regra do direito, tem por fundamento de seu valor a tradição e não a autoridade do legislador. Aliás, o costume é o uso geral, permanente e notório, observado por todos na convicção de corresponder a uma necessidade jurídica.(...) Portanto, se costume é a palavra chave para a compreensão dos conceitos de ética e moral, a tradição se insere no mesmo contexto, uma vez que deve ser vista como um conjunto de padrões de comportamentos socialmente condicionados e permitidos. E não podemos ignorar a manifestação cultural da religião nas tradições brasileiras, que hoje não representa qualquer submissão ao Poder clerical"."
"E não podemos ignorar a manifestação cultural da religião nas tradições brasileiras, que hoje não representa qualquer submissão ao Poder clerical"
1- Tradição de quem?
2 - Desde quando?
Resp 1 - só de católicos, nem posso falar de cristãos, porque os protestantes não suam símbolos.
Resp 2 - O Brasil foi instalado como colônia por cristãos, mas não podemos negar a contribuição africana e depois todas as outras que se instalaram aqui com a imigração de diversos povos e sua cultura e religiões!!!!
"Muitos - vereadores e agentes públicos em geral - e desde muito, freqüentam diariamente o local e, sendo evangélicos, judeus, muçulmanos, espíritas, budistas, dentre outras religiões, ateus e agnósticos também, nem por isso sentiram-se intimidados, ameaçados, agredidos, ofendidos."
Discordo enormemente , o povo não vai mexer com isso, porque sabe que vai chegar a sentenças como essas!!!!Para que se estressar com um placar já certo???
E também fala isso:
"A tolerância religiosa e filosófica no Brasil tem sido a marca para uma convivência pacífica entre as diversas crenças."
E aí quando se pede imparcialidade o que se recebe é a imposição de símbolo religioso de uma única religião!!!
Parabéns Brasil!!!
Aqui o MPF foi triste:
"A vingar pretensões como a do autor da representação, não será difícil prever novos movimentos, ou os próximos passos, mais arrojados: em breve serão os terços e colares com crucifixos. Depois os crucifixos no alto das igrejas, e depois as próprias igrejas. Depois será a vez do quipá usado por judeus. Suas sinagogas. E depois o lenço que envolve os cabelos das senhoras muçulmanas. E as masbahas dos que fizeram o haj, a peregrinação para Meca. Por fim, teremos movimentos mais ousados ainda: alguém, ou uma espécie de talibã tupiniquim, sugerirá ou representará pela implosão da estátua do Cristo Redentor. E então, finalmente, atingiremos o "baluarte da liberdade nacional", seremos um país verdadeiramente democrático."
Hello!!!! o autor da representação não está se opondo as manifestações públicas das religiões mas sim aos departamento públicos adotarem um tendencialismo a uma determinada religião. Já a questão do Cristo Redentor, é uma questão de bom senso, hoje ele representa muito mais que uma religião, virou símbolo de uma cidade e é uma das 7 maravilhas do mundo moderno.
Eita insulto ao bom senso das outras religiões ou praticantes de não-religião!!!Alguém pode me responder, isso é um pré conceito???
preconceito
Significado de preconceito
s.m. Forma de pensamento na qual a pessoa chega a conclusões que entram em conflito com os fatos por tê-los prejulgado. O preconceito existe em relação a quase tudo e varia em intensidade da distorção moderada a um erro total.
Definição de preconceito
Classe gramatical de preconceito: Substantivo masculino Separação das sílabas de preconceito: pre-con-cei-to Plural de preconceito: preconceitos Possui 11 letras Possui as vogais: e i o Possui as consoantes: c n p r t Preconceito escrita ao contrário: otiecnocerp Na numerologia preconceito é o número 6
Citação com preconceito
Triste época! É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito. -- Albert Einstein
Um comentário:
Tá dai pergunto se algum praticante de umbanda ou candomblé quiser por uma santo como "decoração" será permitido e visto pelos católicos como ornamento??? Ou uma estátua de Buda?
R: amiga,como sabe sou umbandista e ainda existe um enorme véu de preconceito acerca da religião.
Se falar em Orixá e pretos velhos já causa o maior rebuliço,que dirá colocar uma imagem dessas em algum local "público"?
vc soube de uma lei que regulamenta ensino religioso nas escolas?
religioso,vide,catolicismo.
minha opinião é:
nada deve ser imposto,mas escolhido.
porém os líderes Brasileiros preferem dizer e acreditar que os Brasileiros são católicos,mesmo que eles só lembrem de Jesus no Natal..
Postar um comentário