Sejam bem vindas e bem vindos para conversa regada a uma boa xícara de chá.Qual o seu preferido?


domingo

Confabulações sobre uma máquina de costura

 Há muito tempo quando eu era uma menininnha eu cobiçava aprender a costurar. Desde pequena via minha mãe na máquina de costura, e dela saía vestidos e mais vestidos lindos para mim. Mas a minha mãe era muito ciumenta e sem paciência para me ensinar. O tempo passou, aprendi a faze crochê, pintura em tecido, macramê, adornar garrafas nas aulas de Educação Artística e cresci. 
Casei, aprendi tricô (com a sogra) e não passei de um cachecol que foi desfeito e virou nas mãos da sogra  um casaquinho para o neto (meu filho).
E aprendi outras artes, mas costura...nada. E me convencia que já sabia tanta coisa (vide a lista abaixo) para que saber costura? Seria egoísta querendo ser a bam-bam-bam do pedaço em artes manuais. 
E nasceu minha filha. Cresceu um pouquinho e por si começou a catar os retalho de tecidos da avó e fazer roupas para suas Barbies, depois iniciou o ponto cruz (mas logo largou) e a bordar...aos 5 anos de idade!!!
Tapa na cara, porque eu nunca fiz roupas para minhas Susies.

E então...veio a Janome, batizada de Menina.
Aprendi a por a linha na máquina, fui criando coragem... 
E gentem, como é bom poder "construir" uma peça de um tecido que até então é bonito,mas não é uma peça de roupa ou outra coisa!
É como disseram as meninas do SuperZiper não tem palavras para definir a sensação de sentar à maquina, passar algum tempo ouvindo o barulho da agulha e depois voilá ter uma peça nas mãos!!! (Quando li esse post no superziper, a Flora disse toda cheia de si: Simm, é verdade!!)

Quantos shortinhos deixei de fazer para meu filho? Quantas roupas deixei de usar e até encostei por não saber consertar?

Para quem está iniciando timidamente a Janome veio como uma luva. Não costura jeans e tecido de malha fechada, mas o resto, ela é fofa: 5 pontos retos, 3 larguras de zig-zag, com espaço para costurar barra de calça, mangas. Leve, prática, linda!

Ah! O Super Ziper está com uma promoção para ganhar uma irmãzinha gêmea da Menina!

A lista de moça prendada que sou:
pintura em tecido
pintura em seda
pintura em madeira
vitral
falso vitral
estamparia
crochê
tricot
pátina
decoupage
biscuit
bijouteria

2 comentários:

ઇ‍ઉ mell® ઇ‍ઉ disse...

Pois bem...
Acho que tudo tem seu tempo mesmo, acontece no momento exato que voce está preparada para recebe-lo.
E esse é o momento em que te encontrou preparada, disposta e receptiva.
E por isso está fluindo bem.
É, o tempo passou e as coisas que deixou de fazer, não voltam.
Mas voce tem tempo e está disposta hoje e tudo se encaixará bem...
As casas, os ziperes, os bolsos e as desafiadoras alças!

Vamos lá!

bee

Livia Luzete disse...

Sim, amiga, somado ao estar preparada teve o fator "orai e vigiai".
E vamos lá, porque tem muita coisa a prender!!!
bee