Sejam bem vindas e bem vindos para conversa regada a uma boa xícara de chá.Qual o seu preferido?


segunda-feira

Reflexões de uma bruxa de cozinha avoada


Vendo o lindo resultado da blogagem coletiva sobre a cozinhas de bruxas do qual não consegui participar porque só estava acessando a internet via celular (tosquinho, sem esses grandes recursos - papai noel se ainda quiser entregar meu ipad, ou Corby ou N8 tá valendo viu?) me fez refletir sobre várias coisas e uma delas é a falta de cuidado que estou tendo com minha cozinha. Faz tempo que planejo uma pequena reforma que não me custará nada além do tempo para finalizar o projeto de como aplicar as cores e formas, a tinta já está comprada faz tempo...A tenho usado intensamente e ela retornando em eficácia e bons resultado sempre! E eu?...não basta limpar o templo tem que se venerar e agradecer! 
Quando eu assisti o filme A Lenda com o Tom Cruise a cena da mesa na casa dos camponoses que a princesa Lili visita me fez pensar: "Quero uma mesa assim!" E eu estava na adolescência e o máximo que tinha feito era bolos confeitados,nada de comida de fato. Minha casa sempre teve coisas gostosas, minha mãe fez curso de salgados e bolos confeitados e sempre recebia encomendas. Cresci nesse universo de doces,salgados e pratos diferenciados do arro-feijão-salada (apesar da tríade de domingo:macarronada-frando assado e silvio santos).
Também tinha como referência as casas de duas amiguinhas a Norma e a Angélica de onde das cozinhas de suas mães saiam maravilhas da alimentação!! E cresci sempre pensando em cozinhas saborosas. Família unida a volta da mesa, cada um contando seu dia, havendo risos, conversas sendo estendidas e regadas sempre a mais comida, sobremesas e (coca-cola) sucos.
Cresci, saí de casa, passei fome nas casas por onde passei até pousar de fato na cozinha,opps, casa de outra bruxa. Uma tia com uma mão de fada bruxa. Alí foi a semeação definitiva que era isso que eu queria ser além de outras mil coisas, uma cozinheira de mão-cheia!!! E logo pude praticar ao sair da casa dela, quando casei e tinha um cúmplice na arte de fazer, apreciar e degustar alimentos, o meu ex-marido e logo a seguir o nosso filho o Pietro que ainda hoje é um grande apreciador e fã do que sai de nossa cozinha. E pude experimentar uma cozinha ovo-lacto-vegetariana,temperos(ai o mercado da Lapa...saudades...) muitos queijos(ai a Catupiry no final da feira no Bom Retiro...saudades[2]). E todos dias eram especiais, porque nao tinha data, dia da semana para se comer isso ou aquilo. Se íamos ao mercado e comprávamos os ingredientes para uma comida mais sofisticada ela era feita no mesmo dia. E num dia digamos"especial" poderíamos comer o basicão da família brasileira feijão-arroz e mais alguma coisa. Porque para nós tanto todos os dias eram especiais como fosse o que fosse era especial também!
Hoje tenho minha casa onde meus apreciadores são o filhote que em 8 dias completa 20 anos de degustação(rsrsrsr) e a filhota de 11 anos. Que sempre, mas é SEMPRE mesmo, elogiam o que faço. E eu sempre respondo que foi feito com carinho. E foi. 
De utensílio de bruxa, flata pouca coisas para completar minha cozinha, uma das coisas que sempre quis e tenho são: uma batedeira planetária, um fouet e o mais recente "bebê" um macerador de porcelana. Tirando a batedeira que por ter um valor de mercado muuuito alto o resto parece tão bobo, né? Para mim todos tem valor igual, me servem cada um com sua finalidade!!! Eu venero o "chi" de cada um!
Venerar...
Obrigada minha cozinha, pequena mas super útil e funcional.
Pretendo te presentear com mais alguns acessóriozinhos, como uma pedra para abrir massa, um mixer, mais colheres de pau,... (a lista é enorme, é melhor parar aqui) Sem esquecer dos temperinhos no vaso...que as gatinhas derrubaram...




4 comentários:

Licsk disse...

Amore...consegui até me imaginar na sua cozinha...que delícia!!!!! ...tô voltando aos poucos...tem muita poeira pra tirar do meu blog...rsrsrs...
Bjuuuuuuuuuuu

Livia Luzete disse...

Licsk amiga querida e sumida!!! Olha só até rimou!!!...kkk
Quer uma ajuda pra a faxina???..rsrsr
Mil beijokas e Feliz 2011!

Simony disse...

Adoro a cozinha tambem! Um lugar magico, para se criar, se alimentar, nutrir o corpo e a alma.
Onde inventamos algo e regamos a familia com o amor e carinho que botamos na nossa criacao.
Minhas melhores lembrancas de infancia sao ao redor de uma mesa, com a pessoas da familia, amigos, e a comida.
Lindo o que voce escreveu!

Luciana Onofre disse...

então fotos e logo!