Sejam bem vindas e bem vindos para conversa regada a uma boa xícara de chá.Qual o seu preferido?


sábado

Uma faculdade para chamar de sua

Eu pensava assim...
Fazer Artes Plásticas,
mestrado em Conservação e Restauro e doutorado em História da Arte.
Depois fazer Direito (sem mestrado ou doutorado, só conseguir a OAB)


Mas...


no Cefet do Ceará, o curso de AP virou licenciatura. E eu realmente não pretendo dar aula. OK, me disseram que não serei unicamente professora,poderia fazer outras coisas, mas...se é para esquentar banco de faculdade que seja para ter o título.


Então desisti sumariamente de Artes Plásticas e ficou só Direito.
Veio o Enem, me inscrevi (graças ao amigo Mairton que me lembrou-incentivando e cobrando..rsr), não me preparei esses balaios todos (#momentoconfissão), fiz a prova, me dediquei, saía nas últimas mesmo em todos sentidos, de horário e de capacidade física de pensar e começou a espera pelo resultado da redação. Foram 180 questões em dois dias, uma verdadeira maratona de resistência física, mais a redação no segundo dia. Uma alma generosa no orkut se disponibilizou a fazer a correção, por gosto, por altruísmo. Falou bem da minha e só observou que eu não tinha fechado a conclusão de forma melhor ,mas no todo estava boa. 
Fevereiro, resultado: 900,00 na redação. E surpresa, as disciplinas tinham valores diferentes. Acertei 91 questões das 180, mas na hora do vamos ver somando tudo e dividindo por 5 deu: 665,56.
E passa SiSU, o Ceará foi um dos pouco estados que as faculdades de graça não aderiram, e tome espera...
terminando o prazo do SiSU e nada de saber do Prouni. Enfim abrem as inscrições. Consegui fazer as 8 da manhã sem maior problema, mas o resto do Brasil xingou muito o sisterma que falhou.
E começa a história de Nota de Corte. Minhas opções: Direito e Administração. E outra surpresa, poucas vagas!!! poucas mesmo, tipo 1 ou 2 no máximo 3. E  cada madrugada as 3 horas estava lá verificando a posição da NC.
Terceiro dia: mudei algumas coisas, tirei uma opção de Administração e optei por Design de Moda.
Nunca tinha pensado em Moda no Ceará porque só tem em faculdade paga. Mas antes o Enem não dava essa oportunidade: ingressar numa faculdade particular. Era só a avaliação.


Resultado:
1ª opção Direito - 220 inscritos - 3 vagas - fiquei 20º lugar
2ª opção Direito - 352 inscritos - 2 vagas - fiquei 18º lugar
3ª opção Direito - 59   inscritos - 2 vagas - fiquei 11º lugar
4ª opção D. Moda - 59 inscritos - 2 vagas - fiquei 2º lugar
5ª opção ADM       - 261 inscritos - 4 vagas - fiquei 7º lugar


E com certeza foi a vinda da máquina de costura da Flora que me abriu os olhos para "ver" essa oportunidade e então modificar a estratégia.


Agora só um detalhe: eu nunca sentei num banco de colégio do Ensino Médio (ou o antigo segundo grau). Me inscrevia na secretaria de educação do município fazia o provão e aguardava o resultado. Estava em prejuízo em relação a estudantes com essa vivência e recém saídos do ensino médio!!!

Em uma palavra: VITÓRIA!!!!!!

3 comentários:

Simony disse...

Que maravilha as surpresas dos destino! Sua filha foi inspiracao p/ voce e agora, daqui p/ a frente voce vai ser inspiracao p/ ela! Ja pensou se ela segue teu talento??? Divino!
Boa sorte querida!

Livia Luzete disse...

Simony, eu acho que estou seguindo o talento dela!!!..rsrsrsr
Beijo e Feliz São Valentim!

Unknown disse...

Parabéns mais uma vez amiga!

Bjs
Pri e Bia